Com os avanços da tecnologia, o mercado corporativo passou a inovar ainda mais para ampliar as oportunidades na internet. Saiba como ter um negócio online de sucesso!
Provavelmente você já fez alguma compra de empresas que vendem apenas online ou até já pensou em ter um empreendimento assim, não é mesmo? Diante da crise econômica e da pandemia de Covid-19, as vendas online cresceram mais de 100% no país, de acordo com o levantamento feito pela Abcomm e pelo Movimento Compre&Confie em 2020.
O e-commerce está se solidificando no Brasil, por causa do aumento de vendas online, o que tem inspirado outros empreendedores a também expandir seus canais comerciais e apostar no meio virtual para desenvolver suas organizações.
Afinal, como ter um negócio online de sucesso e se destacar da concorrência na internet? Neste artigo, preparamos um passo a passo para você iniciar nessa jornada e garantir resultados extraordinários. Boa leitura!
- Pesquise
O primeiro passo é buscar mais dados sobre o cenário econômico da região em que deseja atuar, dos e-commerces e da comunicação destes, dos gastos e investimentos disponíveis, enfim, das possibilidades, oportunidades, perspectivas, necessidades e preferências que você tem atualmente.
É importante também pensar em quais são os seus conhecimentos, suas habilidades e preferências, a fim de ter mais embasamento sobre qual nicho escolher e quais deverão ser os próximos passos.
Na hora do planejamento também é o momento ideal de conferir todos os possíveis custos que você terá para elaborar o seu negócio online de sucesso, como criadores de conteúdo digital, desenvolvedores de site, especialistas em contabilidade e fornecedores em geral.
- Defina o nicho de atuação e analise o mercado
Após pesquisar as oportunidades e ameaças, além de analisar o que já tem sido feito para ter mais inspirações, é hora de refletir mais sobre a sua bagagem de aprendizados e preferências e, assim, definir o nicho de atuação da sua empresa online.
É válido ressaltar que, além de pensar no que você já sabe e nas coisas que você gosta, também é necessário fazer os seguintes questionamentos antes de decidir o segmento:
- Há público para os produtos ou serviços que você deseja oferecer?
- Se sim, quais seriam os clientes ideais?
- As vendas serão realizadas de forma local ou para todo o Brasil?
- Qual será o lugar de armazenamento e produção dos produtos?
- Quais serão os benefícios gerados para as pessoas?
Ao se perguntar sobre esses fatores, você pode ir mais a fundo, pesquisar mais detalhes sobre o nicho escolhido e avaliar as melhores opções para prosseguir com mais segurança antes de abrir o empreendimento.
- Estabeleça os canais de venda da empresa
Em quais canais a sua empresa vai atuar? Esse passo precisa de bastante atenção, pois plataformas confiáveis e de qualidade fazem toda a diferença no andamento dos processos e das atividades da empresa.
É indicado pensar nas redes sociais de atuação e investir em um site próprio, com domínio personalizado e uma plataforma segura, para gerar mais credibilidade aos clientes, ter presença digital, se destacar no mercado, construir autoridade e estabelecer um bom relacionamento com o público da sua marca.
- Saiba quem é o seu público
Quem vai se interessar pelos seus produtos ou serviços? Quais são as características, necessidades, preferências e os objetivos e valores dessas pessoas? Quanto mais você souber sobre o público-alvo da sua marca, mais fácil será encontrá-lo e se comunicar com ele.
Para isso, vale conferir pesquisas que abordam o seu segmento de atuação, conversar com outras pessoas, trocar ideias com empresários do seu nicho, fazer formulários online, analisar o público dos concorrentes e coletar o máximo de informações que puder.
Outra dica para ajudar você é definir personas, que nada mais são do que os clientes ideais da sua empresa. Isso pode contribuir bastante na comunicação e no posicionamento da sua empresa, além de gerar insights valiosos sobre as soluções que você pode oferecer, reduzindo possíveis falhas e prejuízos.
- Defina os meios de pagamento
Além de expandir as possibilidades de pagamento para facilitar as vendas, também é necessário atentar para a segurança de dados do seu site ou e-commerce, a fim de evitar fraudes, ameaças digitais ou roubo de dados.
- Faça um bom controle de estoque
Um dos fatores primordiais para o bom funcionamento e a manutenção da saúde financeira de uma empresa é ter cuidado com o estoque. Afinal, você pode perder vendas e clientes caso falte algum produto com muitas saídas, por exemplo. Então é recomendável contar com planejamentos antecipados e fornecedores confiáveis.
- Invista em uma consultoria contábil
Ter a devida orientação de contadores consultores para acompanhar você em cada etapa da abertura de uma empresa online é a escolha ideal para quem deseja ter mais acertos no planejamento, integrar seus dados com segurança, acompanhar os processos para melhorar o relacionamento com os clientes e reduzir custos.
Alguns dos principais benefícios de contar com o apoio de uma consultoria contábil, são:
- otimização das tarefas;
- saúde financeira em dia;
- cumprimento de normas e obrigações fiscais e tributárias;
- aumento da produtividade e do engajamento da equipe;
- ampliação de oportunidades;
- mais valor para a marca.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender os passos mais importantes para ter um negócio online de sucesso. E aí, já sabe por onde começar para ter o seu também e aumentar o seu faturamento?Fale com a nossa equipe de especialistas em contabilidade para dar os primeiros passos no seu empreendimento online e se destacar no mercado!