Análise de risco de crédito: qual é a importância e como fazer?

  • setembro 13, 2021

Reduzir as taxas de inadimplências e cortar os prejuízos são alguns dos principais objetivos de muitos empreendedores, e fazer uma análise de risco de crédito pode ajudar bastante.

Quem nunca teve receio de passar pelo risco de inadimplência em sua empresa, que atire a primeira pedra. De acordo com dados do Banco Central, a taxa de inadimplência de micro, pequenas e médias empresas, que em 2020 estavam em queda, subiu de 2,12% em dezembro para 2,43% em março de 2021.

Em períodos de crise ou não, toda empresa de qualquer porte ou segmento está sujeita ao risco de inadimplência, mas é preciso pensar em formas de melhorar as negociações para ter um fluxo de caixa mais organizado.

Afinal, como fazer análise de crédito pode ajudar nesse processo? Acompanhe as dicas que reunimos neste artigo para compreender a importância de analisar o crédito dos clientes da sua empresa. Boa leitura!

O que é análise de crédito?

A análise de crédito se refere ao ato de verificar se o cliente realmente está com condições de pagar os seus compromissos, identificando as suas finanças e os seus dados, a fim de garantir mais estabilidade financeira para a sua empresa.

A análise de crédito pode ser realizada para clientes pessoa física e jurídica, sendo a melhor forma de manter as contas em dia, melhorar o relacionamento da empresa com o público e, ainda, formalizar as negociações com mais segurança e praticidade.

Por que fazer análise de risco de crédito?

Caso a sua organização esteja financeiramente saudável e não tenha experienciado situações de calote ou inadimplência, você pode estar se perguntando se é realmente necessário fazer análise de risco de crédito. Então confira, a seguir, quais são os benefícios de aplicar esse processo no dia a dia do seu negócio:

  • mais equilíbrio para o fluxo de caixa;
  • saúde financeira;
  • redução de riscos de falência da empresa;
  • mais facilidade para lidar com crises ou imprevistos;
  • diminuição do risco de inadimplência;
  • fortalecimento nos relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros;
  • expansão de melhores negócios;
  • melhorias no fluxo de vendas;
  • pagamentos e contas em dia;
  • mais credibilidade no mercado;
  • geração de competitividade.

Como analisar o crédito dos seus clientes?

Para obter todos os benefícios que falamos, é essencial entender como fazer a análise de risco de crédito para verificar as informações sobre os seus clientes, reduzindo o risco de inadimplência e garantindo mais saúde financeira em sua empresa. Confira, a seguir, como fazer isso da melhor forma possível.

Faça cadastros mais completos

É fundamental reunir mais dados sobre os seus clientes, a fim de utilizá-los de forma estratégica para analisar os detalhes mais relevantes e, assim, integrar as informações, gerando mais eficácia ao processo.

Analise o perfil do público da sua marca e verifique o histórico de vendas

Assim como é importante coletar mais dados sobre os seus clientes, também é recomendável analisar as informações coletadas e, assim, ter uma avaliação mais ampla sobre o perfil do público para garantir mais acertos nos próximos passos.

Defina uma política de crédito

Quais são as necessidades da sua empresa? É válido alinhar as condições dos clientes aos objetivos da empresa para ampliar as condições de pagamentos e reduzir prejuízos. Você também pode determinar um limite de crédito para cada perfil de cliente, visando ter mais segurança nas negociações futuras.

Acompanhe os processos

Um dos principais motivos para muitas empresas ficarem na situação de inadimplência é não monitorar os processos comerciais da empresa. Então vale ficar de olho para acompanhar a capacidade de pagamento dos clientes, identificando o que pode ser feito para obter melhores resultados.

Conte com o auxílio de ferramentas tecnológicas

Algumas ferramentas de tecnologia avançada, como sistemas de gestão financeira, podem ser o seu braço direito nesse processo, facilitando os momentos de monitorar os pagamentos, armazenar os perfis dos clientes, planejar as próximas estratégias e manter a saúde financeira em dia.

Por meio de softwares de automação, você e sua equipe podem conseguir mais agilidade ao fazer a análise de risco de crédito, adquirindo mais eficácia e produtividade ao longo da rotina.

Peça ajuda para especialistas em contabilidade

Que tal investir em algo que realmente pode ajudar a saúde financeira e o desenvolvimento da sua organização? Ao contar com a ajuda de profissionais contábeis, a sua empresa ganha mais chances de crescer de forma sustentável.

Fazer essa análise é fundamental não apenas para a empresa, mas também para organizar a vida financeira dos consumidores e, ainda, melhorar o relacionamento com eles.

Entretanto é importante que esse processo seja realizado com transparência e ética, e uma equipe de consultoria contábil pode contribuir bastante nesse processo. Além de ajudar a reduzir os riscos de inadimplência e cuidar das finanças da sua empresa, especialistas também podem tornar a sua equipe mais engajada, sabia?

Isso porque, ao ter a ajuda de contadores para cuidar das burocracias e do setor financeiro, trabalhista, fiscal e societário do seu negócio, você e sua equipe podem ficar livres para focar no que mais importa: a sua atividade final, atraindo e fidelizando mais clientes.

Que tal conversar sobre como fazer análise de risco de crédito de forma segura, prática e eficaz? Com a Formma Contábil, você pode contar com especialistas para garantir melhores resultados e ter mais acertos com as suas decisões.

Fale com a nossa equipe, que já está preparada para atender você, e encontre as melhores soluções para alcançar as metas almejadas. Até mais!