Caiu na malha fina? Saiba o que fazer

  • maio 20, 2022

Cair na malha fina fiscal é algo que pode acontecer até com os melhores empreendedores, então saiba que é possível sair dessa. Confira o que você deve fazer!

Caso sua declaração do Imposto de Renda tenha ficado retida na Receita Federal devido a alguns erros, isso significa que você caiu na malha fina. Além de valores incorretos ou omissão de rendimentos, isso também pode ocorrer por ausência de documentos que comprovem as informações apresentadas.

Para saber se você caiu ou não na malha fina, é só acessar o seu extrato de declaração, localizado na seção “Pendências de malha”, e conferir os motivos pelos quais a sua declaração foi retida.

Neste artigo, você vai conferir tudo o que precisa saber para corrigir os seus dados e sair da malha fina, a fim de resolver essa situação da melhor forma possível. Siga conosco e saiba mais!

O que fazer ao cair na malha fina?

Geralmente quem cai na malha fina deve preencher uma declaração para corrigir os dados errados e apresentar os documentos necessários para comprovar as possíveis pendências apontadas pela Receita Federal.

Ou seja, se você tiver caído na malha fina, é recomendável resolver essa situação o quanto antes para evitar multas e outras consequências com os fiscais do Governo Federal.

Para isso, é indicado utilizar o mesmo programa em que você entregou a declaração original, fazendo as devidas correções e submetendo os documentos ao fisco novamente. Caso você ignore esse processo ou não resolva essa situação o mais rápido possível, alguns problemas podem ocorrer, entre eles:

  • recebimento de multas;
  • risco de receber denúncias por sonegação fiscal
  • ter problemas para assumir cargos públicos ou atualizar passaporte;
  • ter dificuldades com solicitações de empréstimos, financiamentos e aberturas de contas bancárias.

Se você precisa de ajuda para declarar o Imposto de Renda, resolver pendências e evitar cair na malha fina, é recomendável investir na ajuda de uma equipe especializada em contabilidade. Os nossos profissionais estão disponíveis para tirar as suas dúvidas!

Fale conosco e saiba mais sobre os nossos serviços aqui. Você também pode entrar em contato com a nossa equipe por meio do telefone: (85) 3486-0070.