Como atrair clientes e vender mais em tempos de crise?

  • dezembro 23, 2020

A gente entende que não é fácil sempre encontrar novas estratégias de vendas, ainda mais em tempos de crise. Por isso, é importante ficar atento a possíveis oportunidades que surgem, mesmo nesses momentos, para manter os lucros e vender mais.

Atrair novos clientes é um dos pontos primordiais para quem deseja se manter sempre em um ótimo posicionamento no mercado, mas como fazer isso em um cenário de incertezas políticas e econômicas?

Ao longo desse post, você vai conferir 7 dicas essenciais para melhorar a imagem da sua marca, aumentar sua carteira de clientes e alavancar suas vendas para superar quaisquer crises e obstáculos. Continue a leitura com a gente e aproveite!

  1. Priorize o bom relacionamento com seu público

    Em momentos de crise econômica, o comportamento do consumidor tende a passar por mudanças ainda mais frequentes. Portanto, é preciso pesquisar mais informações sobre as tendências do mercado, analisar as transformações do nicho da sua empresa e estudar mais sobre o público-alvo da sua empresa: quais são suas necessidades e preferências.

    Conhecer bem o seu cliente é fundamental para gerar mais credibilidade e oferecer as soluções ideais, melhorando o relacionamento com eles e ampliando as oportunidades de venda.

    Ao saber mais sobre o seu cliente, você também consegue entender sobre como se comunicar melhor com ele, proporcionando mais segurança e aprimorando a experiência de compra com sua empresa.

    Além disso, é importante também avaliar a situação do momento. Caso os consumidores estejam comprando menos, que tal oferecer formas de pagamento ou descontos especiais para quem já é seu cliente? Isso favorece o relacionamento com o público e, ainda, contribui para a fidelização de clientes, possibilitando mais vendas e confiança a longo prazo.
  2. Conheça seu produto ou serviço e saiba seus diferenciais


Como aumentar as vendas de algo que você não conhece tanto? É importante ir para além das funcionalidades principais dos seus produtos ou serviços: conhecer mais o que a sua empresa oferece aos clientes é a chave para identificar os diferenciais que seus clientes podem garantir ao comprar com você.

Quais são os benefícios relacionados ao seu produto ou serviço, e o que pode mudar na vida das pessoas ao investir neste? Você pode fazer esses questionamentos como forma de avaliar o que está para além da “embalagem” e, dessa forma, agregar mais valor ao que sua empresa vende.

  1. Organize as finanças de sua empresa

    Você sabe dizer como está a gestão financeira da sua empresa para além dos balanços mensais? É sempre necessário ficar de olho nesse setor para evitar multas, juros, prejuízos e possíveis dores de cabeça para você e sua equipe.

    A dica, ainda mais em tempos de crise, é contar com a ajuda de um especialista em contabilidade para salvar a saúde financeira do seu negócio e otimizar o seu tempo: assim você pode se dedicar a tarefas mais importantes das outras áreas da sua organização, garantindo mais produtividade para a gestão e o seu time.
  2. Realize treinamentos frequentemente

    Tempos difíceis também são ótimos momentos para renovar os aprendizados e compartilhar conhecimentos. Vale investir em capacitações para aprimorar as habilidades e expandir as competências dos colaboradores da sua empresa.

    Não só você e sua equipe saem ganhando, mas todos os seus clientes também, que vão poder receber trabalhos com mais qualidade e eficiência.

    Investir em treinamentos também é uma ótima opção para sair da rotina, melhorar a imagem da sua marca, aumentar a produtividade do seu time e captar mais clientes para o seu negócio.
  3. Ofereça conteúdos relevantes aos clientes

    Investir em marketing de conteúdo é uma das dicas que mais devem ser levadas em conta para aumentar as vendas da sua empresa. Isso porque as vendas vão muito além de oferecer produtos ou serviços: é fundamental fazer parte da vida dos consumidores, mostrando que a sua empresa não quer só vender, mas agregar mais valor para o dia a dia dos clientes.

    Portanto, vale oferecer conteúdos realmente relevantes, que sejam coerentes com os seus valores, e principalmente com as necessidades e preferências dos seus clientes, contribuindo para um relacionamento mais amigável e duradouro.

    As empresas que já faziam isso antes da pandemia do novo coronavírus conquistaram melhores resultados, pois já construíam diálogos mais aprofundados com os seus clientes, abordando outras temáticas que não se referem somente às vendas..
  4. Invista em ferramentas de tecnologia

    Você já ouviu falar de sistema de gestão? Hoje é possível contar com diversas ferramentas tecnológicas, como softwares CRM, para otimizar as tarefas, economizar tempo, cadastrar perfis de clientes, analisar dados e aumentar as vendas de empresas de quaisquer portes e tamanhos.

    Essas ferramentas são ótimas escolhas para quem precisa obter melhores resultados e aumentar a segurança dos seus processos, integrando a equipe e melhorando o relacionamento com seus clientes.

    Ter o apoio de um sistema de gestão também ajuda você a aumentar o engajamento dos colaboradores, controlar os custos, facilitar o contato com parceiros e clientes, além de adquirir mais praticidade nas atividades do dia a dia.
  5. Mostre disponibilidade para ajudar

    Solidificar sua presença digital é um dos pontos mais importantes para mostrar disponibilidade aos clientes, podendo tirar dúvidas, receber sugestões e coletar insights para os próximos planejamentos.

Não é necessário estar presente em todas as redes sociais, mas é recomendável estar onde seus clientes estão para que, dessa forma, você consiga se comunicar com eles de forma mais fácil e prática.

A dica é estabelecer uma linguagem coerente com a imagem que o seu negócio deseja passar, e oferecer conteúdos sempre atualizados, a fim de atrair a atenção de mais clientes e manter um bom relacionamento.

Ter um site e um blog também pode ajudar você nessa missão de melhorar o relacionamento com os clientes. Por lá, você pode utilizar chatbots para personalizar o atendimento e ter a oportunidade de responder os contatos a qualquer horário do dia.

Com o uso de técnicas de SEO em conteúdos otimizados – e atualizados – no blog, você também garante melhores posicionamentos da sua empresa em sites de pesquisa, ampliando a visibilidade e alcançando mais clientes.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a ter resultados extraordinários com as vendas da sua empresa. Continue acompanhando o nosso blog para saber mais informações e siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.