Aumentar o faturamento é sempre um fator importante para obter mais sucesso, ainda mais em períodos de crise econômica: descubra como superar um cenário de incertezas.
Em um momento de insegurança na economia e na política do país, como no período da pandemia de Covid-19, tendem a aumentar as possibilidades de ações despencarem na bolsa de valores e algumas empresas fecharem por tempo indeterminado, por causa da queda de consumo e faturamento.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo antes da pandemia, 762.940 empresas fecharam as portas em 2018, no Brasil, que perde quase 1 milhão de empresas por ano, segundo dados da pesquisa.
Por mais desafiador que seja alavancar as vendas em um período de mudanças no comportamento do consumidor e nas tendências do mercado, é possível conquistar suas metas, se adaptar às transformações e manter o funcionamento do seu negócio com algumas estratégias.
Ao longo deste artigo, você descobrirá as principais dicas para aumentar o faturamento da sua empresa em períodos de crise. Boa leitura!
Como é possível vender mais em momentos de crise econômica?
Uma das maiores dificuldades encontradas, em períodos de queda de vendas e faturamento, é a falta de clientes: afinal, como vender mais em um período de baixa taxa de compras no mercado?
Isso se agravou ainda mais em meio às medidas de distanciamento social da pandemia, em que é preciso evitar ir aos estabelecimentos físicos. Dessa forma, muitas empresas — de vários portes e segmentos ao redor do mundo — precisaram pensar em novas formas de manter as portas abertas para captar e reter clientes.
Confira, a seguir, algumas práticas a serem adotadas para aumentar o faturamento de sua organização em períodos financeiros mais difíceis.
Analise as dores e necessidades do seu negócio
Além de se informar sobre as mudanças efetuadas na economia, no mercado e no segmento em que atua, é fundamental fazer uma análise aprofundada sobre as atuais necessidades da sua empresa: quais estratégias devem mudar para solucionar as dores e melhorar os seus resultados?
Depois de avaliar quais problemas precisam ser resolvidos, a fim de suprir o que a sua organização precisa, é possível elaborar planejamentos mais assertivos, estabelecendo quais serão os próximos passos a serem seguidos com a sua equipe.
Reduza as despesas
Para manter um empreendimento, é necessário arcar com diversas despesas, mas vale identificar aquelas que podem ser eliminadas, a fim de diminuir os custos e as contas a serem pagas.
Outra opção é negociar suas dívidas, abrir mão de alguns serviços e buscar condições facilitadas com os fornecedores para economizar e reduzir os gastos mensais.
Estude o comportamento do consumidor e as preferências do seu público
Quando ocorrem alterações nos processos econômicos, mercadológicos e empresariais, o comportamento do consumidor também tende a mudar de forma mais intensa, o que possibilita inovações na forma de vender e comprar mercadorias e serviços.
Conhecer quem são os seus clientes e entender os perfis de cada um na jornada de compra, estudando quais são as suas preferências, características principais e necessidades, é uma etapa de extrema importância para ter mais sucesso com as estratégias e os planos de ação definidos.
Agregue valor aos seus serviços e produtos
Já investigou o seu histórico de vendas para descobrir quais são as preferências dos clientes? Saber quais são os produtos ou serviços que possuem mais saída, e quais são os que estão sendo esquecidos pelo público, pode gerar insights valiosos para os próximos planejamentos.
Caso as vendas estejam em baixa, você pode pensar em como melhorar os benefícios e diferenciais que a sua empresa oferece aos consumidores, avaliando as estratégias dos concorrentes e os perfil dos clientes do seu negócio.
Utilize estratégias de marketing e melhore a comunicação da sua empresa
Ter presença online já é uma estratégia básica para as empresas que desejam se destacar mais no mercado, então é preciso pensar em formas de aprimorar a sua comunicação com o auxílio das ações de marketing digital.
Por meio das mídias sociais, de um site com blog e de fluxos de e-mail marketing, por exemplo, é possível investir em marketing de conteúdo para oferecer informações e dicas relevantes aos clientes, se aproximando deles e construindo autoridade no segmento em que atua.
Prepare o seu negócio para qualquer imprevisto
Trabalhar com o universo do empreendedorismo é conhecer a necessidade de se preparar para lidar com qualquer imprevisto, crise ou problemas financeiros.
Além de seguir as dicas citadas anteriormente, e de investir em ferramentas e processos inovadores, capacitando a sua equipe para adquirir mais conhecimentos, é recomendável contar com o apoio de profissionais especializados em saúde financeira para organizações.
Qual é a importância de investir em uma consultoria contábil para faturar mais?
Ao ter o auxílio de profissionais especializados em contabilidade consultiva, sua empresa pode garantir diversos benefícios relevantes, como:
- tomar decisões mais assertivas;
- melhorar o gerenciamento financeiro;
- aumentar a produtividade da equipe;
- alcançar as metas estabelecidas com mais facilidade;
- suprir as necessidades de sua empresa;
- ter um plano de negócios bem elaborado;
- evitar prejuízos, multas e juros;
- aumentar o faturamento.
Com uma equipe de profissionais da área de contabilidade consultiva, o seu negócio consegue se preparar com mais eficácia para enfrentar crises e imprevistos de forma mais simples, melhorando o engajamento e a produtividade do seu time e alavancando os resultados.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender que é possível, sim, superar crises e aumentar o faturamento de sua organização em momentos complicados na economia, política e no mercado do país.
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