Como empreender com qualidade de vida e saúde mental?

  • novembro 8, 2021

Quem disse que não dá para empreender com qualidade de vida e saúde mental? Com a adoção de algumas práticas, você pode ter sucesso nos negócios sem esquecer da sua saúde. Confira!

Uma das maiores dúvidas de pessoas que empreendem ou desejam entrar no mundo do empreendedorismo é se é possível conciliar essa área com a vida pessoal e os outros afazeres do dia a dia.

Apesar de empreendedores terem mais liberdade no sentido de poder gerenciar as suas próprias tarefas e os seus horários, as responsabilidades são muitas, o que gera uma agenda bem cheia na maioria das vezes. Como ter mais equilíbrio para aumentar a realização pessoal também em meio a tantas demandas?

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de priorizar a qualidade de vida e saúde mental na vida do empreendedor, com o objetivo de ajudar você a ter mais tempo na sua vida pessoal e evitar o esgotamento. Siga conosco!

Empreendedorismo combina com qualidade de vida e saúde mental?

O primeiro passo para melhorar a sua rotina é deixar de lado aquela ideia de que empreender é estar sempre cheio de coisas para fazer e sem tempo para outras atividades que não sejam relacionadas ao trabalho. Não vale a pena de forma alguma romantizar algo que pode prejudicar a sua saúde.

Até porque não é o tempo que você passa ocupado que vai definir o seu valor como empreendedor nem melhorar os resultados do seu negócio. É claro que, muitas vezes, é preciso dedicar mais tempo à empresa, mas é preciso entender também que altas doses de estresse diárias não vão ajudar, muito pelo contrário. 

Segundo estudos realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Toposlab, 13,8% dos empreendedores haviam recebido diagnóstico de depressão, e 50,7%, de ansiedade ao longo da vida. Então é preciso avaliar formas de gerenciar melhor o tempo para não negligenciar os cuidados com a sua saúde.

Como é possível melhorar a qualidade de vida e saúde mental do empreendedor?

De acordo com análises de especialistas em Recursos Humanos, Administração e áreas correlatas, há 5 dimensões da qualidade de vida no trabalho, que são: dimensão organizacional; dimensão biológica; dimensão psicológica; dimensão social e dimensão percepção pessoal. 

Segundo os estudos citados acima, a maioria dos empresários apresenta dificuldades para priorizar a saúde e a vida pessoal quando está lidando com as atividades de uma empresa, tendo baixos níveis de satisfação nas dimensões biológica e psicológica.

Por isso, é extremamente necessário pensar em formas de empreender com qualidade de vida e saúde mental, determinando o que é prioridade para você e dedicando mais tempo a outras tarefas que geram bem-estar. Confira, a seguir, as dicas que reunimos para ajudar você!

Pratique o autoconhecimento

Ao conhecer mais sobre quem você é, quais são suas habilidades, seus conhecimentos, seus gostos pessoais, seus propósitos de vida, seus sonhos, suas necessidades e suas emoções, você vai entender o que é preciso fazer para transformar os hábitos que não estão fazendo bem.

Conhecer mais a si mesmo também é ótimo para aprender a dizer não a situações que não agregam pontos positivos à sua vida, respeitar seus limites, enxergar novas perspectivas e desenvolver mais práticas de autocuidado no dia a dia.

Defina uma rotina

Muitas pessoas desejam empreender para ter uma rotina nova todo dia, mas calma. Não é saudável fazer coisas diferentes a todo minuto, e você precisa ter momentos de descanso e lazer como qualquer outra pessoa. Então quanto mais organizado estiver o seu dia a dia, mais fácil vai ser até para lidar com imprevistos.

Estabeleça pequenos objetivos pessoais

Assim como você almeja alcançar metas na sua empresa, por que não definir pequenos objetivos para a sua vida pessoal? Beber 3 litros d’água por dia, ter algum hobby e colocá-lo em prática ou ler 1 livro de ficção por mês, por exemplo, são algumas das coisas que você pode fazer por si.

Tenha cuidado com a sua alimentação

 Alguns empreendedores ficam tão focados em seus afazeres que se esquecem até de almoçar ou fazer pequenos lanches ao longo do dia, mas é válido lembrar que ter uma alimentação equilibrada e bem distribuída ao longo do dia pode ajudar você a ter mais energia, produtividade, saúde emocional e física, e força para enfrentar a rotina.

Não dispense boas noites de sono

Nós sabemos que você gostaria de dar conta de tudo e avançar no desenvolvimento da sua empresa, mas é preciso ter calma e diminuir as suas autocobranças para ter tanto uma vida pessoal quanto profissional mais saudáveis. Então tente dormir pelo menos de 6 a 8 horas por dia e se permita descansar para renovar as energias.

Outras dicas para reduzir as tensões e melhorar suas emoções e seus comportamentos durante a rotina, são:

  • faça terapia;
  • organize tanto a sua vida profissional quanto pessoal;
  • valorize tempos de qualidade com a família e as pessoas que você ama;
  • invista em programas de lazer e descanso;
  • não tome decisões precipitadas;
  • conte com o apoio de especialistas de diferentes áreas;
  • delegue tarefas;
  • pratique atividades físicas sempre que puder;
  • faça check ups médicos com uma frequência regular;
  • evite se comparar com outros empreendedores;
  • faça uma reserva financeira;
  • entenda que a sua saúde é o seu bem mais valioso.

Por mais que empreender seja lidar com mudanças, imprevistos e inovações constantemente, você precisa ter um tempo para si mesmo, a fim de conseguir lidar melhor com essas situações de incerteza e estresse. 

O que você tem feito pelo seu bem-estar nesses últimos meses? Esperamos que nossas dicas ajudem você a ter mais qualidade de vida e saúde mental no mundo dos negócios.

Siga as nossas redes sociais para conferir mais detalhes sobre os nossos serviços e ficar por dentro das novidades: estamos no Instagram e no Facebook.