Ter uma boa rotina de cuidados com o controle financeiro da pessoa física e jurídica é uma das melhores formas de conquistar seus sonhos com mais facilidade. Saiba como controlar os gastos das suas contas PF e PJ!
Se você tem uma empresa e tem o receio de não conseguir manter as atividades ou de ter prejuízos financeiros, saiba que não está sozinho nessa situação: é muito comum que novos empreendedores não consigam separar o que pertence à pessoa física e o que é da pessoa jurídica. Porém, algumas práticas podem ajudar!
Ao abrir uma empresa, não quer dizer que você já tenha que estar por dentro do conhecimento de diversos setores, até porque quem empreende está sempre em busca de aprender novos processos, então vale entender que nunca é tarde para dar o primeiro passo em busca de melhorar a sua educação financeira.
Ter mais eficácia com o controle de gastos das suas contas PF e PJ é a escolha ideal para quem deseja alcançar os seus objetivos, fazer uma reserva, investir e multiplicar sua renda. Ao longo deste artigo, vamos explicar formas simples de colocar isso em prática. Confira e faça uma ótima leitura!
Separe as contas PF e PJ
O primeiro passo para melhorar o gerenciamento das suas finanças, independente do segmento ou porte da sua empresa, é separar os ganhos e as despesas de pessoa física e jurídica.
Por mais que isso pareça algo simples a ser feito, iniciar a separação das contas PF e PJ vai fazer toda a diferença em sua vida pessoal e profissional. Se os seus gastos são diferentes nas duas contas, por que não separá-las para melhorar o seu controle?
Além de melhorar o monitoramento das entradas e saídas financeiras, você também ganha a chance de manter os pagamentos em dia com mais facilidade, economizar até o final do mês e, ainda, passa a entender com mais transparência o que é preciso fazer para melhorar esse processo nos próximos meses.
Alguns dos outros benefícios a serem conquistados quando você separa as contas PF e PJ, são:
- redução de impostos;
- melhores condições de financiamentos e empréstimos;
- acesso a produtos e serviços voltados para negócios;
- mais facilidade e segurança em realizar investimentos;
- acompanhamento de entradas e saídas financeiras;
- eficácia em tomadas de decisões;
- mais qualidade de vida.
Conheça os seus gastos fixos e variáveis
Como exemplos de despesas fixas da sua empresa, você pode listar os programas e as ferramentas que utiliza no computador, a conta da internet, o plano de saúde, o aluguel do ambiente, entre outros, mas você sabe quais são os gastos da sua conta de pessoa física a cada mês?
Por mais que algumas pessoas achem que já sabem tudo o que gastam, quando os valores são listados no papel é que há realmente mais clareza de como o dinheiro está sendo gasto. Então vale verificar o extrato e a fatura dos meses anteriores e adicionar todos os valores no papel ou em uma planilha.
Depois de anotar tudo, o indicado é separar as despesas em categorias para fazer uma divisão dos gastos e, assim, ter um diagnóstico financeiro mais detalhado e eficiente.
Defina o seu salário
Após ter uma conta de pessoa física e outra de pessoa jurídica, é recomendável estabelecer um valor para retirada mensal. Isso ajuda você a não tirar mais do que deveria da conta de pessoa jurídica, gerando impactos ao seu controle financeiro. Para isso, é preciso saber o custo do seu estilo de vida.
Então, antes de definir o seu salário, vale a pena verificar ganhos e despesas de pelo menos três meses atrás, calcular a média deles, dividindo-os em categorias (família, alimentação, saúde, lazer, educação, transporte, entre outros) e fazer alguns questionamentos para analisar os seguintes pontos:
- Qual é o custo mensal da sua vida pessoal?
- Quanto é o faturamento mensal da sua empresa?
- Quais são as movimentações financeiras das contas PF e PJ?
Com o objetivo de melhorar o controle de entradas e saídas e, assim, definir o melhor valor para o seu salário, é fundamental verificar quais são as contas a pagar e receber fixas e variáveis tanto da conta PJ quanto da conta PF. Fazer isso pode melhorar o controle do fluxo de caixa e ajudar você a economizar dinheiro.
Emita Nota Fiscal
Emitir notas fiscais é uma atividade obrigatória para Pessoas Jurídicas, devendo ser realizada para todo serviço prestado a outras empresas. Além de manter a conformidade com a lei, fazer isso também ajuda você no controle de finanças e na declaração do Imposto de Renda.
Faça uma reserva financeira para Pessoa Física e Jurídica
Outro modo de melhorar o controle das contas PF e PJ é criar uma boa reserva financeira para cada uma de suas contas, a fim de separar mensalmente um pouco do lucro da sua empresa para melhorar o capital de giro e lidar com crises ou imprevistos com mais eficácia e segurança.
Essa etapa também é ótima para dar os seus primeiros passos no universo dos investimentos, aumentar as suas economias, manter o controle das finanças em dia, evitar juros ou empréstimos, tomar melhores decisões, aprimorar a sua gestão e aumentar o seu faturamento a longo prazo.
E aí, já se preparou para melhorar o controle de gastos das suas contas PF e PJ? Esperamos que este artigo tenha inspirado você a melhorar a saúde financeira da sua vida pessoal e da sua empresa.
Para saber mais informações sobre como alavancar os resultados da sua gestão, fale com a nossa equipe. Estamos prontos para ajudar você a aprender mais sobre finanças e conquistar suas metas com eficácia e agilidade.