Como separar as finanças da sua conta corrente PJ e PF?

  • agosto 20, 2021

Ainda não ouviu falar sobre a importância de separar as entradas e saídas da conta corrente PJ e PF? Essa atitude, por mais simples que possa parecer, pode contribuir bastante para o desenvolvimento sustentável da sua empresa. Saiba mais!

Alguns empreendedores entendem o dinheiro da empresa como o seu próprio também, mas isso pode gerar sérios problemas futuros, prejudicando o crescimento da organização e até aumentando os riscos de fechar as portas por tempo indeterminado.

Como está a organização das suas finanças? Ao gerenciar melhor os recursos da sua empresa, separando as contas pessoais das cooperativas, é uma das principais chaves para evitar riscos com a Receita Federal, obter mais sustentabilidade nos lucros do seu negócio e garantir mais sucesso no mercado.

Para entender mais sobre a importância de encarar esse desafio, e como separar as entradas e saídas da conta corrente PJ e PF, é só acompanhar a leitura deste artigo conosco. Confira e aproveite!

Quais são os benefícios de separar as finanças da conta corrente PJ e PF?

Antes de conferir quais são as principais dicas para colocar a organização financeira da sua empresa em prática, é fundamental entender quais são as vantagens de separar as finanças das contas PJ e PF. Então, veja quais são os benefícios desse processo:

  • aumento da segurança financeira;
  • mais equilíbrio no capital de giro e fluxo de caixa;
  • possibilidade de melhorar os investimentos;
  • pagamentos em dia;
  • redução de prejuízos financeiros;
  • controle sobre receitas e gastos;
  • organização e planejamento mais assertivos;
  • oportunidade de fechar melhores negócios;
  • mais credibilidade no mercado;
  • diminuição de dívidas, multas ou problemas fiscais;
  • melhores resultados no desenvolvimento da empresa.

Como separar os gastos e ganhos das contas PF e PJ na prática?

Para conquistar todas as vantagens que acabamos de mencionar, o que deve ser feito? Pensando em ajudar você a encarar esse desafio e obter mais acertos, reunimos as melhores dicas para separar o dinheiro pessoal dos lucros da empresa na prática. Confira a seguir!

Faça um mapeamento das finanças

Para começar, o primeiro passo é fazer um mapeamento bem detalhado: identifique quais são as entradas e saídas de sua conta pessoal e da conta da organização. Quanto você tem gastado na conta corrente PF e PJ?

Antes de separar as contas, é indicado saber qual é o lucro real de cada uma delas e qual é o valor das despesas fixas e variáveis todos os meses. Portanto, é recomendável registrar todos os ganhos e custos mensais da sua conta pessoal e da conta da empresa de forma a entender melhor o que pode ser melhorado.

Defina o seu salário fixo

Apesar de algumas pessoas acharem que o dinheiro das empresas pertence totalmente aos empreendedores, é preciso definir o seu salário como uma forma também de segmentar as finanças de pessoa física da jurídica com mais eficácia e segurança.

Então depois de entender como funcionam os gastos e ganhos mensais das suas contas de PF e PJ, passa a conhecer também o seu custo de vida e, com isso, se torna mais fácil saber o quanto você precisa para viver e manter o funcionamento da sua empresa.

Separe as contas bancárias

Além de organizar a conta corrente PJ e PF, também vale a pena separar as contas bancárias da pessoa física da jurídica. Isso não somente melhora a organização financeira, mas também gera mais praticidade na hora das retiradas mensais.

Afinal, não é para você utilizar o dinheiro de uma das contas para um imprevisto de outra: é preciso manter a coerência e utilizar apenas o que foi definido para o seu salário fixo, a fim de manter as reservas da sua empresa.

Tenha reservas mensais

E, por falar em reservas, é de extrema importância economizar mensalmente tanto na sua conta de pessoa física quanto na de pessoa jurídica. Ao separar uma quantia para economizar ou investir, você e sua empresa garantem mais segurança para lidar com momentos de crise ou imprevistos.

Por mais estável que a sua organização esteja, financeiramente falando, imprevistos sempre podem acontecer e quem trabalha com empreendedorismo precisa ter atenção a isso para evitar a prática de tapar buracos, pedir empréstimos a instituições financeiras ou ter possíveis dores de cabeça.

Conte com a ajuda de uma equipe especializada em contabilidade

Você sabe como separar a conta corrente PJ e PF, mas acha que pode ter melhores resultados e não sabe como manter a saúde financeira da sua empresa sempre em dia? Para melhorar o desenvolvimento da sua organização, é necessário ter constância: investir em consultoria contábil é a escolha ideal.

Ao ter a ajuda de profissionais especialistas em finanças, você e a sua equipe podem adquirir diversos benefícios a longo prazo, entre eles:

  • melhorias na gestão;
  • mais tempo para se dedicar a clientes e tarefas mais importantes;
  • aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores;
  • credibilidade aos clientes e fornecedores;
  • melhorias na imagem da marca;
  • aumento da lucratividade;
  • expansão das atividades;
  • planejamentos mais eficazes;
  • melhor direcionamento para gastos e investimentos.

Formma Contábil tem tudo o que você precisa para analisar as finanças da pessoa física e jurídica, reorganizar o planejamento financeiro da sua empresa e controlar melhor as entradas e saídas, com mais praticidade, eficácia e segurança.

A nossa equipe vai além do controle financeiro e pode ajudar você em todas as áreas que a sua organização precisa para se desenvolver e ganhar mais destaque no mercado.

Oferecemos soluções nas áreas contábil, fiscal, tributária, trabalhista e societária, com o objetivo de apresentar as orientações mais adequadas e ajudar você a focar no que mais importa.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância de separar as finanças da conta corrente PJ e PF, e como fazer isso na prática, para ter mais sucesso com as suas estratégias.

Quer marcar um café online e conhecer as nossas soluções? Estamos prontos para ajudar você a alavancar os resultados da sua empresa e, ainda, manter a saúde financeira em alta.

Fale conosco para saber mais informações! A equipe Formma Contábil está disponível para tirar as suas dúvidas e encontrar as melhores soluções. Até logo!