Como a sua empresa pode sobreviver em meio à crise do coronavírus?

  • outubro 6, 2020

A pandemia provocada pela COVID-19 tem imposto uma série de desafios às empresas, independentemente do porte ou do segmento de atuação, já que as medidas de isolamento social fizeram com que a maioria perdesse uma parcela considerável das suas receitas. Isso gerou a necessidade da implementação de estratégias eficientes pensando em como sobreviver em meio à crise.

Todo esse transtorno aconteceu, principalmente, pelo fato de as companhias que não prestam serviços essenciais terem que fechar as portas por um tempo, oferecer os serviços de forma online ou solicitar que os funcionários trabalhassem no regime home office, além de haver a impossibilidade de os clientes saírem de suas casas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para listar algumas dicas a fim de ajudar esses negócios a sobreviverem diante desse momento de turbulência. Boa leitura!

Realize a revisão dos contratos com os fornecedores

É importante que os fornecedores estejam abertos para negociar perante esse cenário desafiador, já que o mais adequado é que as organizações possam continuar como suas clientes. Então, busque por uma renegociação com os fornecedores, em relação aos prazos, aos preços, ao parcelamento, entre outros.

Uma alternativa é tentar trabalhar com produtos consignados, de modo que se tenha que pagar apenas pelo que foi vendido, o que é interessante para evitar mercadorias paradas e perdas no estoque também. Tenha em mente que a crise causada pelo coronavírus afetou a todos, e esse é um ótimo momento para acordos que possam beneficiar todas as partes envolvidas.

Tenha um planejamento financeiro

É bem provável que a crise faça com que você tenha que readequar o plano de negócios da empresa. Então, é preciso se planejar bem para essa hora, já que o momento é incerto e novos fatos são noticiados todos os dias.

Nesse planejamento, é necessário atentar a algumas questões, por exemplo, observando a situação atual de demanda dos processos, já que as vendas podem diminuir e é importante fazer alguns ajustes nessa etapa. Ao tomar as melhores ações, fica mais fácil evitar a compra de matéria-prima em excesso, o que pode causar prejuízos relevantes para o negócio.

Além disso, o ideal é reservar um tempo para identificar as atividades que não serão mais executadas por um período considerável, projetar as mudanças que vão gerar impactos aos funcionários e prepará-los para esse contexto desafiador.

Invista em vendas online

Como forma de fortalecer a marca no mercado e aumentar as vendas, uma das principais estratégias dos empreendedores tem sido o uso da loja online e de entregas por delivery. Afinal, as vendas aumentaram de forma considerável devido à Covid-19.

Caso você só tenha loja física e apenas venda de maneira presencial, pode buscar uma aproximação com os clientes por meio das redes sociais e, dessa forma, conseguir anunciar produtos e serviços e fazer negociações de maneira efetiva. Devido ao avanço da tecnologia, investir na presença digital tornou-se imprescindível para qualquer negócio, além de ser uma ótima saída quando o assunto é garantir o funcionamento da empresa.

Reduza os custos

Outra prática a ser aplicada quando o assunto envolve como sobreviver em meio à crise é analisar o setor financeiro e filtrar os gastos da companhia. É fundamental entender todos os custos fixos e variáveis e as despesas que são primordiais ou não para a sobrevivência do negócio.

Após, corte as consideradas superficiais, que não geram valor para a organização e que podem ser adiadas. Isso vai levar um alívio para o caixa, além de assegurar que a empresa terá uma quantia reservada para possíveis emergências.

Crie ações para manter os seus clientes

Existem diversas formas de melhorar a experiência, manter e fidelizar os clientes da sua empresa, o que é muito importante nesse momento difícil. Por exemplo:

  • disponibilizar promoções nos produtos que estão parados no estoque;
  • fazer vendas por meio de vouchers com descontos;
  • promover o pagamento antecipado, de modo que o cliente pague previamente uma quantia abaixo do que o item vale, que pode ser buscado na loja ou entregue no final da quarentena, entre outros.

Essas práticas simples são capazes de deixar os consumidores felizes, satisfeitos e dispostos não apenas a comprar cada vez mais, mas também a indicá-lo para pessoas próximas, o que é o pontapé inicial para aumentar a receita.

Agora que você já compreende como sobreviver em meio à crise, o mais indicado é contar com a ajuda de profissionais nesse processo, que vão poder orientar e auxiliar no aproveitamento das melhores oportunidades para alcançar os melhores resultados.

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