Conheça as principais 6 tendências de mercado pós-pandemia

  • setembro 13, 2021

A pandemia de Covid-19 provocou alterações em todos os setores da sociedade, inclusive no modo de vender e consumir. Descubra quais são as 7 tendências de mercado pós-pandemia!

Você já parou para observar a quantidade de mudanças que estão acontecendo ao seu redor? Além da crise sanitária e econômica, o mundo também sofreu sérias transformações, o que impactou diretamente a rotina de diversos profissionais e empreendedores.

home office passou a ser uma alternativa comum, os e-commerces estão se solidificando no Brasil e a tecnologia tem avançado cada vez mais rápido para atender às novas necessidades das pessoas. Afinal, quais tendências devem ficar depois da pandemia?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir as 6 principais previsões de tendências de mercado pós-pandemia. Acompanhe conosco e aproveite!

Por que é importante acompanhar as tendências?

Por mais que a sua empresa esteja conseguindo enfrentar a crise e obtendo bons resultados para manter a saúde financeira em alta, é fundamental entender o que o futuro nos reserva para garantir mais acertos em suas estratégias e alcançar os clientes ideais para a sua organização.

Ao ter mais entendimento sobre o que tem acontecido no mercado e no segmento em que a sua empresa atua, você tem mais chance de aumentar as possibilidades de sucesso a longo prazo.

Se você tem interesse em saber o que vai ficar após esse período de distanciamento social, está no lugar certo. Reunimos as 6 previsões de tendências para os próximos anos. Boa leitura!

  1. Aumento de experiências digitais

Se você tem sentido falta de se divertir fora de casa, mas também tem visto algum ponto positivo em fazer as suas atividades sem precisar sair nem pegar trânsitos congestionados, fique tranquilo que as experiências digitais estão com grandes chances de continuar.

Por mais que muitas pessoas estejam com vontade de reviver as experiências presenciais, as digitais serão ampliadas com o objetivo de complementar a perspectiva de usuários e produtores. De acordo com o Culture Next, 68% dos millennials ou geração Z participaram de uma experiência digital em 2020.

E quando a pessoa puder escolher entre o digital e o presencial sem muitas preocupações? Segundo uma pesquisa do Zoom, 59% dos brasileiros pretendem participar de eventos tanto presenciais quanto online, após a pandemia, sendo que 3% querem somente os digitais.

Dessa forma, o que já é conhecido como híbrido vai permanecer: grandes eventos, como o Rock in Rio, podem acontecer não mais apenas de forma presencial, por exemplo, mas também de modo virtual, unindo o melhor dos dois mundos e aumentando a acessibilidade.

  1. Busca por saúde e bem-estar

Um dos segmentos que mais tem recebido atenção desde o início da pandemia do novo coronavírus é o da saúde e do bem-estar. E essa tendência também deve permanecer.

Segundo a pesquisa de Tendências Globais de Consumo, elaborada pela Mintel: 73% dos americanos sofreram um transtorno de saúde mental, 51% dos consumidores britânicos utilizaram alguma tecnologia de saúde (como aplicativo de nutrição, por exemplo), e 59% dos chineses adultos afirmaram que o exercício se tornou uma prioridade em seu dia a dia.

A busca por bem-estar, buscando mais qualidade de vida, tem impulsionado a demanda por mais conforto, novas experiências e estrutura real para melhorar a saúde física e mental. Algumas oportunidades que podem ser aproveitadas pelas marcas, nesse sentido, são:

  • equilibrar conforto e ação nas estratégias;
  • dar a liberdade para os consumidores entenderem como melhorar a sua jornada sem apontar regras;
  • fazer parceria com especialistas em saúde mental;
  • reinventar espaços prezando pelo respeito à natureza e sociedade como um todo.
  1. Entretenimento e e-commerce para mais conversões

Você já ouviu falar sobre live shopping ou venda ao vivo? Esse termo não é mais novidade na China e se refere à possibilidade de comprar um produto ou serviço por meio da transmissão de uma live.

Já imaginou assistir um vídeo ao vivo e clicar no produto apresentado para comprá-lo? Pois é, esse já é um dos principais canais de venda entre os chineses.

  1. Eventos ao ar livre

De casa para o espaço aberto: a pandemia de Covid-19 levou diversas pessoas a pensarem sobre os seus hábitos para focar no que mais importa e, assim, o encontro com a natureza tem sido priorizado.

Segundo uma pesquisa feita no Japão, ao serem perguntadas qual é o motivo das pessoas terem a vontade de participar de atividades ao ar livre, 43% delas responderam que desejam estar em contato com a natureza, e 35% afirmaram que querem mudar o seu ritmo.

  1. Consumo consciente

Esse período pandêmico também alterou a percepção de valor para muitos consumidores, que estão optando por mais durabilidade, flexibilidade de uso, proteção, acessibilidade e eficácia. Em um momento de tantas incertezas, a busca por prazeres que possam melhorar o dia a dia tem aumentado bastante.

De acordo com dados da Mintel, 64% dos consumidores do Reino Unido estão tentando seguir um orçamento definido. 52% dos adultos americanos estão preocupados com o impacto da pandemia em seu estilo de vida, e 82% dos chineses acham que vale a pena pagar por produtos de mais qualidade. Assim, algumas práticas são fundamentais, como:

  • comunicar os benefícios do que a sua marca oferece para o cotidiano das pessoas;
  • oferecer proteção e apoio a consumidores necessitados, expandindo mudanças positivas no mundo;
  • apresentar soluções que economizem o tempo das pessoas para reduzir o estresse e gerar melhorias à rotina.
  1. Apoio ao mercado local

Depois de passar mais tempo em casa, durante o período da pandemia de Covid-19, o interesse pelas práticas sustentáveis também foi ampliado. De acordo com a pesquisa da Mintel, 42% dos americanos concordaram que vale a pena fazer sacrifícios individuais para proteger a saúde da comunidade, e 48% dos indianos concordam que, após a pandemia, vão comprar mais das empresas locais.

Dessa forma, é importante considerar o descarte de produtos; brucar processos que reduzem ou evitam mais emissões de gases de efeito estufa; optar pro práticas éticas e sustentáveis no dia a dia; tornar os espaços presenciais mais limpos e seguros; investir nas comunidades e organizações locais para melhorar o relacionamento e aumentar o potencial da região.

E aí, quais dessas tendências de mercado pós-pandemia você já tem tentado colocar em prática no cotidiano da sua empresa? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a ampliar a sua visão para alavancar os resultados das suas atividades.

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