Todo negócio é baseado em receitas e despesas, e isso é algo normal nas empresas. O perigo mora na falta de administração desses dois fatores, o que faz com que o empreendimento corra o risco de “gastar mais do que ganha” e seja forçado a encerrar as atividades no mercado, por isso, é de suma importância adotar estratégias para diminuí-las.
Basicamente, as despesas com vendas são dividas em despesas comerciais, que incluem os salários de vendedores, comissões, publicidade, embalagens, entre outros; e despesas administrativas, que referem-se à energia elétrica, água, internet, materiais para escritório etc.
Continue a leitura para entender como reduzir esses gastos no negócio, sem interferir na qualidade dos produtos oferecidos aos seus clientes. Acompanhe!
Automatize os processos
Ter acesso aos dados da empresa é essencial para agilizar as negociações e ter mais autonomia para oferecer descontos, sem prejudicar as da organização, por exemplo. A automatização de processos otimiza a execução das operações comerciais, ajudando a melhorar a produtividade da equipe de vendas e, consequentemente, a reduzir as despesas.
Com o auxílio de um software de gestão é possível fazer uma análise constante do seu estoque, a fim de verificar quais produtos estão em falta e quais estão estagnados, emitir orçamentos e pedidos de maneira rápida e simples, entre outras funcionalidades.
Tenha um suporte pré-venda
Cumular funções entre os vendedores é algo comum em muitas empresas, mas não é mais recomendado. Prospectar e atrair clientes são tarefas que precisam ser direcionadas ao time de suporte pré-venda. Eles poderão atrair os clientes e, quando estiverem prontos para tomar a decisão de compra, direcioná-los para o time de vendas.
Embora você ache estranho aumentar o quadro de funcionários para reduzir as despesas com vendas, saiba que, quando bem executadas as tarefas desse setor, as chances de conversão aumentam bastante, pois a empresa não terá mais que gastar dinheiro com ações ineficazes e, consequentemente, deixará de investir em pessoas que não têm interesse no seu produto.
Melhore a gestão de estoque
Existe uma regra básica para fazer uma boa gestão de estoque: comprar mais produtos que têm alta demanda e reduzir as compras daqueles que estão estagnados, pois representam capital parado para a empresa, o que não é nada saudável para as suas finanças.
Nesse sentido, é indispensável realizar o cálculo da quantidade de pedidos de cada ponto de venda (PDV). Se a sua empresa tem filiais, observe que a demanda de determinadas mercadorias varia de um ponto para o outro. Com essas informações em mãos, é possível transferir produtos de um PDV para outro, a fim de otimizar seus lucros e reduzir as despesas com vendas.
Invista em marketing
Essas despesas podem ser reduzidas com ações de marketing bem-feitas. Isso porque as redes sociais, como Facebook e Instagram, possibilitam a realização de anúncios para públicos específicos com pouco investimento. É claro que, quanto mais recursos você injeta nesses anúncios, maiores são os seus retornos, mas se o orçamento estiver apertado, vale a pena investir nessas opções.
Saber como reduzir as despesas com vendas é fundamental para assegurar que a empresa crescerá de maneira sustentável. Quando isso não acontece, você coloca em risco negociações, fazendo com que o valor das vendas não compense o investimento feito para conseguir as conversões.
Quer sair na frente dos seus concorrentes? Então, aproveite e confira este artigo para conhecer os tipos de concorrência e entender seus conceitos. Boa leitura!