Economia circular e linear: entenda quais são as diferenças

  • julho 6, 2021

A economia circular é uma tendência que só tende a crescer entre empresas de diversos segmentos, se diferenciando completamente do sistema linear.

Ainda não ouviu falar sobre economia circular? Esse conceito remete a diversas pautas que englobam a sustentabilidade, como reciclagem, otimização de recursos e logística reversa.

Certo, e o que isso tem a ver com o mundo dos negócios? Esse conceito de economia tem atraído diversos empreendedores, que desejam se destacar, melhorar o relacionamento com os clientes, aumentar o engajamento e, ainda, ter um desenvolvimento saudável no mercado.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 76,4% das indústrias brasileiras adotam alguma prática de economia circular, mas 70% delas nunca tinham ouvido falar sobre o tema.

Ao longo deste artigo, você vai descobrir mais sobre esse conceito que tem se tornado uma tendência ao redor do mundo, além de entender as principais diferenças entre economia circular e linear. Siga conosco e faça uma ótima leitura!

O que é economia circular?

Esse modelo visa associar o desenvolvimento econômico ao uso mais consciente de recursos naturais para otimizar a fabricação de produtos e ampliar as oportunidades de fechar melhores negócios.

Além de reduzir os impactos no meio ambiente, a economia circular também diminui os custos de produção e influencia outras empresas a repensarem na sua forma de consumo. A economia circular visa alterar o conceito de descarte permanente e, para isso, se baseia nos seguintes pontos:

  • redução;
  • reutilização;
  • recuperação;
  • reciclagem de materiais;
  • sinergia entre ecossistemas naturais e reabsorção.

O que é economia linear?

Desde o início da revolução industrial, o consumo foi ampliado ao redor do mundo e, consequentemente, a produção de lixo também acompanhou essa tendência.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública, o Brasil já possui quase 3 milhões de lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida dos brasileiros.

Alguns dos principais problemas do sistema linear, além dos prejuízos gerados ao meio ambiente, são a instabilidade e a insegurança em relação ao futuro: como esse modelo depende do consumo de recursos finitos, há o aumento do risco de esgotamento das matérias-primas.

Em resumo, a economia linear não planeja o destino dos produtos, o que leva a dificuldade na separação dos resíduos consumidos, enquanto a circular preza pela reutilização destes e pelo consumo consciente, estendendo a vida dos materiais.

Quais são os principais benefícios da economia circular?

Desde o início da pandemia de Covid-19, diversas empresas passaram a entender mais sobre a importância de adotar práticas sustentáveis, o que tem destacado mais o conceito de economia circular na Indústria.

Enquanto o modelo linear segue a produção de consumo e descarte, o circular tem o objetivo de utilizar os recursos naturais da melhor forma para evitar desperdícios. Várias empresas brasileiras já adotam parcialmente ou até integralmente conceitos desse modelo.

Alguns dos principais benefícios de colocar em prática as propostas do modelo circular, que é mais econômico, dinâmico, sustentável e eficaz, são:

  • transformar positivamente as formas de consumo e descarte de produtos;
  • inovar os processos de geração de valor econômico;
  • desenvolver oportunidades mais sustentáveis e seguras a longo prazo;
  • respeitar o meio ambiente;
  • redução do uso de recursos naturais;
  • gerar renda e melhores condições de trabalho para quem vive da reciclagem;
  • desenvolver políticas públicas que valorizem esse modelo econômico;
  • diminuição da poluição nos centros urbanos.

Como a economia circular pode impactar positivamente a sua empresa?

A principal ideia da economia circular é prolongar a vida útil de produtos e materiais em geral, preservando e otimizando os recursos naturais, por meio de processos de restauração e reaproveitamento.

Esse modelo inovador pode ser aplicado em empresas de quaisquer tamanhos e segmentos, sendo uma ótima escolha para os gestores que desejam reduzir os custos de forma mais inteligente, adotar hábitos sustentáveis e obter diferenciais relevantes no mercado.

Como falamos, esse sistema de economia gera diversas vantagens para quem coloca em prática as suas propostas, impactando positivamente tanto as organizações quanto os consumidores.

Aproveitamento inteligente dos recursos

Com a economia circular, a sua empresa pode garantir a eliminação dos desperdícios, reduzindo a necessidade de novos gastos ou investimentos desnecessários.

Redução de despesas

E, por falar em diminuição de novos gastos, esse modelo também favorece a rentabilidade e o crescimento econômico do seu negócio, visto que possibilita a redução de extração de matérias-primas e, ainda, traz vantagens operacionais.

Retenção de talentos e aumento no engajamento da equipe

Adotar práticas sustentáveis também pode melhorar o clima organizacional e fortalecer a cultura da sua empresa, sabia? Outro impacto positivo da economia circular é impactar a percepção da sua marca no mercado, o que ajuda você a contar com o orgulho da equipe que trabalha em sua organização.

Mais credibilidade e competitividade no mercado

Tanto os colaboradores podem ficar mais satisfeitos e produtivos quanto os clientes e fornecedores também podem se engajar mais, tendo em vista o fortalecimento da imagem da sua empresa no mercado, gerando mais credibilidade e competitividade no mercado.

Qualidade de vida

Os colaboradores e clientes da sua empresa podem obter muitos benefícios com as práticas sustentáveis adotadas pela sua empresa, mas não somente eles: com a redução do uso dos recursos naturais, a poluição tende a diminuir e toda a população local só tem a ganhar também, adquirindo mais qualidade de vida.

Novas soluções e oportunidades de negócio

Outro impacto positivo é a geração de novos modelos de negócio, fazendo com que as empresas pensem em outras formas de gerar valor e oferecer soluções mais eficazes aos clientes.

E aí, a sua empresa já está preparada para adotar as propostas da economia circular para alavancar os resultados, garantir esses benefícios, se destacar mais no segmento em que atua e obter um desenvolvimento sustentável?

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor as diferenças entre economia circular e linear, além da importância do novo modelo para as empresas que desejam efetivar produção e consumo mais conscientes, conquistando a confiança dos clientes e impactando o mercado.

Aproveite e confira as práticas ESG para descobrir como elas podem agregar mais valor ao seu negócio, auxiliando no crescimento sustentável e no alcance dos melhores resultados. Até a próxima!