Finanças e empreendedorismo: 10 filmes e séries para se inspirar

  • outubro 13, 2021

Se você precisa de mais motivação para aprender sobre finanças e empreendedorismo, que tal assistir filmes e séries para se inspirar? Confira!

Quem disse que finanças e empreendedorismo não são temáticas interessantes tanto para a vida pessoal quanto profissional? Alguns filmes e séries podem gerar insights e diversos aprendizados valiosos para ampliar o seu conhecimento a respeito dessas duas áreas. 

Assim como aprender mais sobre finanças é ir além do controle de entradas e saídas, entender sobre empreendedorismo também é muito mais do que saber como abrir uma organização e manter suas atividades.

Pensando em ajudar você a ter mais motivação e energia para se inspirar e aprender coisas novas sobre liderança, finanças e empreendedorismo, reunimos uma lista de filmes, documentários e séries. Confira e aproveite!

Filmes sobre finanças e empreendedorismo

  1. O menino que descobriu o vento (2019)

Baseado em fatos reais, esse filme conta a história de um garoto africano de 14 anos que construiu uma turbina eólica por meio de peças de sucata. 

Com o objetivo de ajudar a família e a aldeia que vivia, para combater as suas necessidades, ele construiu um sistema de bombeamento de água com a ajuda dos aprendizados que obteve em suas leituras. É uma ótima opção para refletir sobre como as suas atitudes podem transformar o mundo ao seu redor.

  1. Steve Jobs (2015)

Desde o lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, até a introdução do iMac, o filme mostra os momentos mais decisivos na vida e carreira de Steve Jobs. Além de mostrar alguns passos importantes na jornada de sua marca, Apple, o filme também apresenta algumas situações complexas de sua vida pessoal. 

Vale a pena assistir para entender o que é bom fazer na gestão de pessoas e o que deve ser evitado, além de refletir mais sobre as habilidades sociais necessárias para tomar decisões no universo do empreendedorismo.

  1. O homem que mudou o jogo (2011)

Para quem gosta de histórias que misturam o mundo dos esportes com o dos negócios, essa é a escolha ideal. 

O homem que mudou o jogo apresenta lições essenciais para a gestão de empresas: além de falar sobre o poder da intuição, também aborda informações necessárias para gerenciar qualquer projeto ou empreendimento.

  1. Joy: o nome do sucesso (2015)

Tanto para quem precisa de uma dose a mais de motivação quanto para quem deseja saber mais sobre o mundo dos negócios e vendas, Joy é um filme que fala principalmente sobre superação na vida pessoal, financeira e profissional.

Documentários

  1. Banco ou Bitcoin (2017)

Já ouviu falar sobre Bitcoin? A criptomoeda que tenta romper com o domínio dos bancos tem uma grande história por trás da sua origem. 

Vale a pena conferir o documentário Banco ou Bitcoin para saber mais sobre as opiniões de especialistas sobre a moeda digital, o papel do dinheiro e do mercado financeiro.

  1. Capital C (2014)

Quem entende um pouco sobre finanças e empreendedorismo, já conhece o termo crowdfunding ou financiamento coletivo.

O documentário Capital C mostra como pequenos empreendedores levantaram capital para as suas organizações por meio do financiamento coletivo, gerando três casos de sucesso.

  1. Vivendo com um dólar (2013)

Sobreviver com apenas um dólar por dia é a realidade de mais de 1,1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. No documentário vivendo com um dólar, quatro estadunidenses vivenciam essa experiência durante dois meses, na Guatemala, passando por situações de fome e falta de saneamento.

Séries

  1. Abstract: the art of design (2017)

Para além dos empreendedores do setor criativo, a série Abstract traz diversas lições extremamente valiosas para várias etapas do empreendedorismo, como: valores de persistência e inovação, a importância de se comunicar de forma empática, concretizar projetos e respeitar cada processo.

  1. Suits (2011)

A série, que mostra a vida do mundo da advocacia e do empreendedorismo, revela a importância de se adaptar a mudanças, focar nas soluções em vez dos problemas, confiar nas suas capacidades e não desistir do que você planeja para melhorar o seu dia a dia. 

  1.  Chef’s Table (2017)

Já imaginou entrar nos bastidores de restaurantes renomados e descobrir a trajetória, os segredos profissionais, os aprendizados e a rotina de chefs gastronômicos famosos de várias nacionalidades?

A série Chef ‘s Table é muito mais do que apenas a montagem de pratos incríveis: aborda questões importantes sobre busca de conhecimento, trabalho em equipe, relacionamento com fornecedores e parceiros, empreendedorismo, entre outros.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que esses filmes, documentários e séries possam inspirar você a aprender mais sobre finanças e empreendedorismo, a fim de impulsionar as atividades da sua organização. 

Continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, gerenciamento financeiro e dicas para empreender com mais sucesso. Siga o nosso trabalho também nas redes sociais: estamos no Instagram e no Facebook. Até mais!