Gestão financeira para pequenas empresas em crise: como evitar o endividamento?

  • agosto 16, 2021

A gestão financeira para pequenas empresas é um fator primordial para manter o funcionamento de suas atividades e, ainda, superar crises com mais facilidade. Saiba como fazer isso!

À medida que uma pequena empresa se desenvolve, se torna ainda mais necessário investir em uma boa administração financeira, dividir tarefas, expandir a equipe e controlar os custos de forma mais efetiva para evitar dívidas ou possíveis dores de cabeça.

Muito mais do que apenas controlar as entradas e saídas para fechar o caixa, há diversas medidas fundamentais para auxiliar o crescimento de um pequeno negócio no mercado.

Além de ajudar você a ter uma visão mais ampla sobre o cenário atual do seu empreendimento, planejar as suas finanças de forma mais adequada também contribui para um orçamento empresarial mais saudável, reduzindo os riscos de endividamento.

Para entender mais sobre como efetivar uma boa gestão financeira para pequenas empresas, a fim de adquirir estabilidade a longo prazo, confira este conteúdo que preparamos para ajudar você. Boa leitura!

Por que é preciso ter cuidado com o controle das finanças da empresa?

Antes de partirmos para as dicas de como obter mais sucesso com o controle financeiro do seu empreendimento, é fundamental saber qual é a importância desse processo.

De acordo com um levantamento de dados da Serasa Experian, o volume de empresas endividadas teve um aumento de 7,3%, de janeiro a junho de 2020, se comparado com o mesmo período em 2019.

Segundo o Ministério da Economia, 1044 milhões de empresas foram fechadas em 2020, mas 3359 milhões de negócios foram abertos: esse número de aberturas de empresas foi o maior desde 2010.

O Brasil tem vivido um período de incerteza econômica, devido à Covid-19, sendo considerada uma das maiores crises da história. De acordo com um estudo feito pelo Sebrae, 40% dos pequenos negócios já estão com dívidas em atraso, o que representa mais de 7 de milhões de CNPJs endividados, segundo dados da Receita Federal.

É cada vez mais necessário atentar para o gerenciamento financeiro da sua empresa, a fim de conseguir lidar melhor com imprevistos ou crises e, assim, ter mais condições de manter o funcionamento das atividades para crescer no mercado e alcançar os seus clientes.

Quais são os benefícios de contar com uma gestão financeira para pequenas empresas?

Ter o total controle financeiro pode ser um desafio ainda maior para empreendedores de pequenos negócios, em uma situação de instabilidade financeira, mas pode gerar diversos benefícios relevantes a longo prazo, como:

  • boa administração de entradas e saídas;
  • pagamentos em dia;
  • redução de multas ou prejuízos;
  • gestão de investimentos para expansão da empresa;
  • mais facilidade para lidar com crises;
  • tomadas de decisões mais eficazes;
  • diminuição de situações de endividamento;
  • melhorias no relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes;
  • aumento da credibilidade da empresa no mercado.

Como melhorar a gestão financeira do seu pequeno negócio?

Como é possível observar, além de evitar os riscos de endividamento, contar com o auxílio de uma boa gestão financeira para pequenas empresas é algo que faz toda a diferença para os gestores, a equipe e a empresa como um todo, potencializando o seu desenvolvimento com mais eficácia e segurança.

Se você sente que tem pouco tempo para dar mais atenção à saúde financeira do seu empreendimento, devido às demandas diárias da organização, e precisa saber como melhorar o controle financeiro no dia a dia, é só continuar acompanhando este artigo. Confira, a seguir, as dicas práticas que reunimos!

Analise a situação atual da sua empresa

Como está o cenário financeiro do seu negócio? O primeiro passo para melhorar a gestão de finanças é entender o que tem acontecido nos últimos meses e, dessa forma, expandir a visão sobre o que precisa ser transformado com o objetivo de gerar melhores resultados.

Caso sejam verificadas despesas desnecessárias, por exemplo, elas podem ser cortadas para reduzir o excesso de custos mensais. É importante fazer um acompanhamento semanal de todos os valores de entradas e saídas, categorizando os gastos fixos e variáveis, para melhorar o registro e controle financeiro.

Separe a Pessoa Física da Pessoa Jurídica

Por mais que você seja o responsável pela sua empresa, é preciso separar as suas finanças pessoais do seu CNPJ. Por incrível que pareça, esse passo é um divisor de águas e pode evitar muitos problemas no fluxo de caixa do seu negócio.

Então, é recomendável atentar para quais são os seus gastos pessoais e quais são as despesas da empresa, a fim de definir o seu salário e organizar melhor as finanças.

Defina o orçamento mensal e faça um planejamento financeiro

Por meio de um controle sobre o orçamento mensal, é possível garantir um fluxo de caixa mais organizado, mantendo as contas em dia e cortando gastos desnecessários.

Além disso, é de extrema importância fazer planejamentos financeiros antecipadamente, a fim de analisar soluções para economizar mais, renegociar as dívidas e evitar recorrer a opções menos vantajosas, como empréstimos com juros elevados.

Estabeleça prioridades

O que a sua empresa está precisando atualmente para se desenvolver ainda mais? Caso seja aumentar a equipe ou oferecer mais ferramentas tecnológicas para os colaboradores, você deve focar nesse investimento, por exemplo.

Ao entender o que é prioridade e o que pode ficar para depois, se torna mais fácil direcionar os investimentos da sua empresa e, dessa forma, garantir retornos mais assertivos.

Conte com o auxílio de especialistas em contabilidade

Não é porque a sua empresa está com dívidas, que a sua gestão não está boa: às vezes, as dívidas são referentes a um investimento para desenvolver as suas atividades, então podem gerar benefícios a longo prazo. Porém, é preciso entender qual é a sua situação.

Ao contar com uma equipe especializada em contabilidade, você garante mais segurança e saúde financeira para o seu negócio, aumentando as oportunidades de fechar ótimos negócios e obter melhores resultados.

Uma ótima gestão financeira para pequenas empresas faz toda a diferença, e a Formma Contábil pode ajudar você não somente a manter o funcionamento das atividades, mas também a controlar o fluxo de caixa, elaborar planejamentos financeiros mais eficazes e manter a saúde das finanças empresariais em dia.

Fale com a nossa equipe para saber mais sobre como alavancar a sua lucratividade de forma segura e sustentável. Até mais!