Conheça as novas tendências de mercado na educação

  • outubro 6, 2020

Novas tendências de mercado começam a surgir em todas as áreas, e na educação não é diferente. Entre as principais causas está a transformação digital, gerando grandes mudanças como a facilidade de acesso aos conteúdos, surgimento de novos métodos de aprendizagem, ferramentas de comunicação mais eficientes, entre outros, fazendo com que os alunos se tornem mais conectados e com um amplo acesso a recursos educacionais mais dinâmicos.

Quer entender as principais inovações que têm se transformado em grandes tendências no setor da educação? Continue a leitura!

Ensino à distância

Uma modalidade que vem ganhado cada vez mais espaço no Brasil é a educação à distância. Entre seus principais benefícios estão:

  • custos menores quando comparado aos cursos e faculdades presenciais;
  • inserção de várias tecnologias;
  • flexibilidade de horário;
  • mudança de comportamento em relação ao aprendizado, tendo em vista a contribuição para a abertura de várias certificações online.

Educação 4.0

Com base na premissa de aprender fazendo, abrange o uso de diversas ferramentas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data, entre outros, com o intuito de proporcionar dinamismo ao processo de consumo de conteúdo.

Além disso, tem como foco a educação integral, alinhada ao ensino dado pelos professores e aprendizagem rica em experimentação. Nesse conceito, as relações interpessoais e socioemocionais é que permitirão o desenvolvimento dos estudantes.

Ensino híbrido

É um método de ensino que faz a junção de atividades presenciais com outras executadas por intermédio da tecnologia. O intuito nesse caso é focar na aprendizagem do estudante e não na transmissão de conteúdo por parte do professor.

Ou seja, o aluno lê o material e a sala de aula se torna o local de compreender ativamente, por meio da realização de exercícios e discussões com o auxílio do professor e participação dos colegas de classe. Essa troca de informação possibilita que o próprio estudante seja um elemento ativo, não recebendo somente o que é transferido pelo docente.

Plataforma digital de livros

Entre as novas tendências de mercado, também podemos citar a plataforma digital de livros, já que por meio dela os alunos têm acesso a diversas obras de autores reconhecidos e das principais editoras, por exemplo, Grupo Gen-Atlas, Saraiva etc.

Nesse acervo, podem ser encontrados livros profissionais, técnicos e científicos voltados para alunos e professores. É um ambiente muito intuitivo e composto por vários mecanismos para simplificar o aprendizado e pesquisa, além de ajudar na elaboração de planos de aulas.

Aprendizagem adaptativa

Trata-se de uma novidade que usa programas para apresentar as dificuldades dos estudantes identificados no processo de conhecimento no decorrer dos estudos. É uma forma de ensino que procura ser diferenciada para todos os tipos de alunos, considerando o aprendizado acumulado por cada um, tornando possível a personalização da educação e o alcance de melhores resultados no processo educativo em geral.

Ela possibilita que os estudantes foquem na explicação do professor ao invés de anotar apenas o que está no quadro, considerando que o tema discutido em sala de aula pode ser acessado depois, por meio de um arquivo virtual.

Tem o objetivo de gerar uma transformação no aluno, que deixa de ser um receptor passivo para se tornar um colaborador na trajetória educativa, tanto no ensino básico quanto no superior.

Gamificação

A utilização de jogos no processo de aprendizagem objetiva estimular o interesse, elevar a participação, promover criatividade, autonomia, desenvolver o diálogo e solucionar conflitos. Por meio dessa tendência, é possível desenvolver uma motivação voluntária, onde o conhecimento ocorre por meio das próprias interações, sem a divisão entre teoria e prática.

A gamificação pode ser usada por meio de dinâmicas em sala de aula ou por intermédio de jogos já existentes, já que nesse caso o importante é contar com tarefas ou desafios úteis para a aprendizagem.

Conseguiu entender melhor sobre as novas tendências de mercado no ramo da educação? Com a inserção da tecnologia, o que se espera é que cada vez mais surjam recursos com o intuito de oferecer uma nova experiência no processo de aprendizagem para alunos e professores.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de novos assuntos. Estamos no Facebook e Instagram!