Valuation é um termo que se refere ao valor de mercado que a sua empresa tem. Veja como você pode calcular esse valor!
Lidar com as entradas e saídas financeiras de uma empresa é algo que demanda bastante tempo, mas é importante entender a importância do valuation para alavancar os resultados do seu negócio.
Reunimos tudo o que você precisa saber ao longo deste artigo. Siga conosco e faça uma ótima leitura!
O que significa valuation?
O termo valuation pode ser traduzido em “valor de um empreendimento”, e o cálculo desse valor é baseado na soma de seu valor presente com a capacidade financeira que o empreendimento representa para o futuro.
Essa análise também deve envolver as percepções de investidores e clientes, a posição da sua empresa no mercado e a previsão de retorno de investimento nas ações do negócio, indo muito além dos produtos ou serviços vendidos.
Enquanto algumas marcas podem ser associadas apenas a produtos tecnológicos, outras podem trazer uma discussão mais aprofundada sobre a importância de ter uma vida mais leve, inteligente e prática, por exemplo, refletindo o seu valor de mercado aos clientes.
O que você deve levar em consideração ao descobrir o valor da sua empresa?
Sem dúvidas, o tempo de experiência da sua empresa no mercado conta muito na definição de valor, então as empresas mais novas podem ter dificuldade nesse processo devido à falta de histórico.
Alguns dos pontos que devem ser levados em consideração na identificação de valor da sua organização, são:
- fluxo de caixa (estimativa focada nos próximos meses);
- taxa de desconto (riscos do negócio com outros investimentos);
- valor atual (soma dos dois valores anteriores).
Como calcular o valor do seu empreendimento?
O método Fluxo de Caixa Descontado (DFC) é o mais utilizado: ao considerar uma projeção dos fluxos de caixa futuros, você deve aplicar uma taxa de desconto para contextualizá-los no cenário atual e, assim, identificar o dinheiro que pode ser perdido ao longo dos próximos anos.
Outro modelo de cálculo de valuation é chamado de Múltiplos de Mercado, em que você pode utilizar os seguintes indicadores para comparar com o seu valor de mercado: faturamento, lucro, potencial financeiro e número de clientes ou usuários.
O valuation da sua empresa também pode ser identificado por meio do Valor Patrimonial ou Contábil, método que avalio o patrimônio líquido de uma organização, levando em conta os seguintes aspectos:
- soma de ativos circulantes;
- soma de ativos não circulantes;
- subtração de dívidas e obrigações financeiras.
Entender o que é valuation e manter esse cálculo em dia pode ajudar a sua empresa a identificar mudanças que devem ser feitas para obter melhorias, definir estratégias mais assertivas e acompanhar os resultados com frequência para reduzir prejuízos e garantir melhores investimentos e negociações.
Fale com a equipe da Formma Contábil para identificar o valor da sua empresa e obter ainda mais sucesso.