Emitir nota fiscal faz parte da rotina de diversas empresas, mas será que pequenos empreendedores precisam fazer isso? Saiba mais!
A nota fiscal (NF) basicamente é um documento que serve para comprovar a venda de produtos ou serviços de uma empresa para uma pessoa física ou jurídica, sendo necessário para prestar contas na hora de pagar impostos, reduzir custos e facilitar processos burocráticos.
Todas as empresas, mesmo as de pequenos empreendedores, devem emitir nota fiscal em qualquer operação negocial. A única exceção para essa regra é quando o empreendedor é MEI e está negociando com uma pessoa física.
Vale a pena conhecer os diferentes tipos de nota fiscal e atentar para esse processo, a fim de evitar multas e outras penalidades em seu empreendimento. Prossiga na leitura deste artigo e saiba mais informações sobre esse assunto. Vamos lá!
Como emitir nota fiscal com mais eficácia e segurança?
De acordo com dados do Sebrae, apesar de o mercado e a economia terem sofrido diversos impactos ao longo da pandemia de Covid-19, 626.883 micro e pequenas empresas foram abertas em 2020 no Brasil.
Para manter o seu funcionamento, uma das demandas obrigatórias é a emissão de notas fiscais. Para evitar erros nesse processo, confira as dicas que reunimos a seguir.
Conheça os tipos de nota fiscal
É preciso conhecer as particularidades de cada nota para evitar penalidades, multas e outras preocupações na empresa. Alguns dos tipos de notas, são:
- NF-e (Nota Fiscal de Produto) – utilizada para produtos e a cobrança de IPI e ICMS;
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviço) – utilizada por negócios que oferecem serviços como atividade principal ou secundária;
- NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) – emitida para clientes finais, substituindo o Cupom Fiscal.
Invista em um sistema de automação
Por ser uma tarefa burocrática e repetitiva, a margem de erro se torna maior, então vale a pena automatizar a emissão de notas fiscais com a ajuda de um sistema inteligente para focar em atividades mais importantes e, assim, impulsionar o desenvolvimento da sua empresa.
Declare os ganhos da sua empresa corretamente
Sonegar impostos é crime, e isso pode afetar tanto o financeiro quanto a imagem da sua empresa no mercado. Então é necessário ficar de olho nas datas de declarar os seus ganhos empresariais junto à Receita Federal.
Conte com o apoio de uma equipe especialista em contabilidade
Bem como é importante investir em tecnologia para automatizar tarefas, ter a ajuda de especialistas da área contábil pode otimizar os seus resultados a longo prazo, gerando mais segurança, praticidade e eficácia nos processos internos e externos, nas tomadas de decisão e nos próximos planejamentos.
A nota fiscal deve ser emitida em qualquer negociação, e um contador pode facilitar essa demanda para você, além de indicar outras soluções para garantir mais sucesso em seu negócio.
Nós, da Formma Contábil, estamos disponíveis para ajudar você a trilhar uma jornada bem-sucedida no segmento em que atua. Fale com a nossa equipe e saiba mais informações.