Práticas ESG: descubra como agregar valor ao seu negócio

  • maio 7, 2021

Ainda não ouviu falar sobre as práticas ESG (Environmental, Social and Governance)? Ao adotá-las, é possível agregar valor aos seus serviços e alavancar os resultados de sua empresa, gerando impactos positivos a longo prazo.

O termo ESG tem sido cada vez mais falado em assuntos referentes a empreendedorismo e investimentos, e se trata de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança do universo corporativo.

É normal ter o questionamento sobre o que a sigla tem a ver com a gestão de empresas: como um empreendedor pode conquistar mais sucesso ao adotar as práticas ESG?

De acordo com pesquisas da Bloomberg e da Bain & Company demonstram que empresas adeptas das políticas de ESG criam maior valor de mercado, gerando lucros e ampliando as possibilidades de fechar bons negócios.

Quer saber como as práticas ESG podem ajudar você a agregar valor à sua empresa? Siga conosco neste post e faça uma ótima leitura!

O que são as práticas ESG e qual é a importância delas?

A sigla ESG se refere aos fatores ambientais (E), sociais (S) e de governança (G), sendo um conjunto de indicadores de desempenho, que incluem questões éticas, de sustentabilidade e governança corporativa para ajudar no crescimento financeiro futuro das organizações.

Segundo estudos da GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental, a quantidade de fundos de investimento que adotam práticas ESG tem aumentado rapidamente desde o início desta década.

O ESG é utilizado como uma forma de mensurar boas práticas nas empresas, observando tanto questões relacionadas ao meio ambiente quanto questões trabalhistas, a fim de desenvolver negócios mais sustentáveis.

Como as políticas ESG podem alavancar os resultados da sua empresa?

Segundo o levantamento International Business Report (IBR), 89% dos empresários entrevistados afirma que o ESG é importante para os negócios: 90% afirmam que as práticas de ESG podem melhorar a imagem das companhias e 53% creem que os hábitos ambientais, sociais e de governança podem abrir novas fontes de financiamento a taxas mais baixas.

Agora que você já sabe a importância dessas práticas, é fundamental entender como aplicá-las em sua empresa para ter mais benefícios em seus processos, Confira, a seguir, algumas das principais boas práticas que podem ser adotadas pelo seu negócio.

Mantenha uma gestão transparente

Oferecer um bom atendimento ao cliente pode ajudar suas vendas a aumentarem, mas é preciso prezar também por uma boa comunicação interna com os colaboradores e fornecedores.

Então, é recomendável integrar a equipe, se mostrar disponível para ajudar no que for preciso e manter a ética, transparência e honestidade como alguns dos valores da cultura organizacional da empresa.

Outros fatores importantes, são: cumprir as normas e exigências do segmento em que a sua organização atua, respeitar os direitos trabalhistas, ouvir as sugestões do seu time, ter políticas anticorrupção e de inclusão social.

Dê atenção ao bem-estar no clima organizacional

É primordial dar a devida atenção ao clima organizacional de sua empresa para evitar possíveis problemas, como falhas na comunicação, baixa qualidade dos serviços, falta de engajamento entre os profissionais, prejuízos financeiros e sobrecarga de trabalho, por exemplo.

Então, algumas práticas são importantes para manter um ambiente — físico ou online — mais agradável a longo prazo, como:

  • garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores;
  • ter iniciativas de responsabilidade social;
  • oferecer espaços e momentos de lazer e aprendizado com a equipe;
  • investir em capacitações e treinamentos para o time;
  • utilizar ferramentas para garantir a qualidade dos produtos e serviços;
  • contar com projetos voltados para a comunidade da região.

Tenha cuidado com o consumo de energia elétrica e água

Além de pensar em formas de realizar o trabalho da empresa de forma mais sustentável, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, é interessante incentivar a economia de água e energia elétrica como parte da cultura organizacional do negócio, a fim de preservar a biodiversidade e reduzir o consumo de recursos naturais.

Tenha sistemas de auditoria e gestão ética

Alguém da sua empresa já foi vítima de preconceito ou passou por situações desconfortáveis no ambiente de trabalho? É importante que sua empresa tenha uma equipe de controle ético para lidar com esses momentos, atendendo às necessidades dos colaboradores e evitando possíveis problemas.

Quais são os benefícios de adotar práticas ESG?

Apesar de que, no Brasil, a implementação dos investimentos ESG ainda está começando, as empresas que aplicam práticas ESG em seus processos garantem mais transparência e confiança entre investidores, além de aumentar os seus lucros, gerar mais competitividade no mercado e contribuir para um mundo mais sustentável.

Alguns dos principais benefícios de adotar o ESG em seu negócio, são:

  • melhorias na imagem da sua marca;
  • maior visibilidade e reconhecimento;
  • captação de novos clientes e fidelização dos atuais;
  • maior valorização por investidores, fornecedores e consumidores finais;
  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • retenção de talentos na empresa;
  • consumo consciente de recursos naturais;
  • possibilidades de fechar bons negócios;
  • aumento da rentabilidade.

Para dar início a esse processo mais sustentável em sua empresa, adotando as práticas ESG, é importante contar com uma equipe especializada para garantir todo o devido suporte que a sua organização merece, evitando riscos e obtendo mais chances de alcançar os seus propósitos com êxito.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender mais sobre a importância do ESG para garantir um desenvolvimento mais sustentável, benefícios relevantes e mais segurança e eficácia em suas estratégias a longo prazo.

Para implementar as práticas ESG em seu negócio, mantendo a saúde financeira da sua empresa sempre em alta e reduzindo riscos e prejuízos, ter o auxílio de profissionais especializados em consultoria contábil é de extrema importância.

Formma Contábil oferece soluções para empresas em diversos segmentos, apresentando a orientação adequada nas áreas contábil, tributária, societária e trabalhista para você focar no que mais importa e diminuir as suas preocupações.

Nossa equipe está pronta para atender você e auxiliar no crescimento sustentável de sua empresa, garantindo mais acertos e reduzindo imprevistos financeiros. Que tal agendar uma conversa com os nossos especialistas para tirar as suas dúvidas e levar a sua empresa ao futuro?

Fale conosco para implementar as práticas ESG, obter um desenvolvimento com melhores estratégias e alavancar seus resultados.