Saiba como entender melhor quem é o seu público

  • janeiro 7, 2021

Saber quem é o público da sua empresa vai muito além de saber qual é a idade dos seus clientes, onde eles moram e qual é sua renda mensal: é preciso entender quais são seus objetivos, suas dores e seus desejos para que, assim, seja possível estabelecer um melhor relacionamento com eles a longo prazo.

Caso você pense algo como “ah, mas o público-alvo da minha empresa já está bem definido, pois já tenho todos os dados necessários para alcançá-los e manter minhas vendas em alta”, é importante lembrar que o comportamento deles vai para além das compras da sua empresa: eles possuem hobbies, hábitos, rotina e diferentes objetivos. Inclusive, os motivos que levaram à decisão de comprar os seus produtos ou serviços, pode variar para cada cliente.

Definir o seu público-alvo é necessário, mas entendê-lo de fato é fundamental para manter sua empresa sempre à frente da concorrência.

E então, você sabe dizer quem são seus clientes, de verdade? Por mais que isso pareça um desafio, visto que o comportamento dos consumidores pode mudar rapidamente em diferentes períodos – principalmente nos de crise econômica e política – saber mais quem é o seu público vai ajudar sua empresa a obter mais sucesso. 

Isso mesmo, ao identificar as necessidades e preferências dos seus clientes, você vai poder saber como se comunicar melhor com eles, coletando insights e identificando o que pode ser melhorado nas próximas estratégias para vender mais e oferecer soluções realmente eficazes.

Quer saber o que fazer para entender melhor o seu público? Ótimo, você está a um passo de alavancar suas vendas e o nível no seu negócio no mercado. Agora é só continuar lendo este post para ter acesso às 6 melhores dicas de como analisar os perfis de seus clientes com mais assertividade. Acompanhe o texto com a gente, vamos lá!

  1. Estude os benefícios e as qualidades do seu produto ou serviço

    Opa, mas o texto não ia falar sobre conhecer os clientes? Pois é, mas entender mais sobre o que sua empresa vende tem tudo a ver com isso. Vale ir para além das funcionalidades do seu produto ou serviço e se questionar sobre as reais qualidades do que você oferece aos clientes,

    Quais os valores agregados à venda? Quais tipos de benefícios os seus clientes podem garantir ao comprar seus produtos ou serviços? Quais são as qualidades e os diferenciais presentes nestes, e quais problemas eles podem solucionar ao longo da rotina?

    Conhecer mais o que sua empresa vende é um dos passos primordiais para saber, de verdade, quem é o seu público e o que ele busca para melhorar seu dia a dia.
  2. Pesquise mais informações sobre os seus clientes

    Depois de identificar os valores agregados ao que seu negócio oferece, é o momento de pesquisar mais dados sobre o público-alvo da sua empresa. É importante lembrar que os clientes não representam apenas números, mas pessoas com personalidades e hábitos diferentes: por isso, vale a pena ficar de olho em cada detalhe para ter insights e planejamentos mais assertivos nas próximas ações.

    Além de realizar pesquisas sobre o nicho da sua empresa e a concorrência, fazendo benchmarking com uma frequência regular para analisar tendências e comportamentos no mercado, é indicado fazer questionamentos ou formulários online e pedir para que determinados clientes – os que mais interagem com sua empresa, por exemplo – respondam.

    Essa é uma ótima forma de conhecer mais quem se comunica com seu negócio, identificando os perfis de seus clientes e tendo uma base melhor do que eles esperam da sua empresa.
  3. Analise o histórico de vendas do seu negócio

    Outro passo é avaliar o histórico de vendas do seu negócio. Fazer uma boa análise do relatório de vendas é ter uma rica fonte de informação sobre a situação da sua empresa – e principalmente sobre os seus clientes – para traçar melhores estratégias e, assim, alcançar as metas almejadas mais rapidamente.

    Outra vantagem de fazer isso é entender os estágios de clientes no funil de vendas, seus hábitos de compra e seus diferentes comportamentos, além de identificar quais períodos sua empresa consegue vender mais e quais são aqueles que precisam de mais estratégias.
  4. Ofereça um bom atendimento aos consumidores

    Você já passou pela experiência de ser mal atendido – no meio online ou offline – por alguma empresa e, depois disso, desistir da compra que ia fazer? Isso costuma acontecer com uma frequência maior do que a que você imagina, e traz muitos prejuízos a longo prazo – incluindo os temidos gerenciamentos de crise.

    Para evitar isso, é indicado sempre demonstrar disponibilidade para atender seus clientes, receber críticas ou sugestões, tirar dúvidas, entender suas necessidades e recomendar as melhores soluções. Assim, se torna mais fácil construir um relacionamento de confiança e conhecer mais quem é o seu público, fidelizando e captando mais clientes.
  5. Defina as personas da sua empresa

    Para quem é mais fácil vender: para um homem de classe média, que mora na cidade de Fortaleza, e possui entre 30 a 40 anos; ou para o Fábio, que tem 27 anos, mora em Fortaleza, se formou em administração, ama ir de bike para o trabalho, mora sozinho e está começando a empreender no setor de hotelaria?

    Provavelmente, você escolheu a 2ª opção por ter informações mais específicas sobre o cliente, não é mesmo? Por isso, é muito importante definir personas para a sua empresa. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais direcionada sobre como dialogar com ele e, assim, oferecer suas soluções de forma mais eficaz.

    Para definir a persona de sua empresa, você deve fazer os formulários online para ter mais dados sobre o seu público e estabelecer pontos importantes, como: seus objetivos, seus sonhos, suas dificuldades do dia a dia, o que eles gostam de fazer no tempo livre, quais são seus hábitos de consumo, o que é importante para decidir uma compra, etc.

Monitore os dados de fluxos de vendas e resultados

Além de fazer pesquisas de mercado, entender mais sobre seus clientes, analisar o histórico de vendas e definir as personas da sua empresa, um passo fundamental é realizar o monitoramento constante de fluxos de vendas e resultados obtidos.

Para isso, você deve definir indicadores e acompanhar as métricas, a fim de perceber mudanças no comportamento de consumo, avaliar como os clientes chegam até sua empresa, entender como é feita a comunicação e quais são as estratégias que precisam ser transformadas para sua organização garantir um retorno melhor.

Esse post ajudou você? Aproveite para compartilhar com sua equipe e avançar na jornada de melhorar o relacionamento com o seu público. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.