Saiba o que é informe de rendimentos e os benefícios de fazer o seu.

  • janeiro 9, 2022

O Informe de Rendimentos é um dos documentos utilizados na Declaração de Imposto de Renda, e nele constam valores de quanto a pessoa pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Saiba mais!

O Informe de Rendimentos é um dos documentos que podem ajudar você a prestar contas com o Leão, mas também pode aparecer em outros momentos, incluindo os investimentos financeiros que realiza em renda fixa ou variável, com ações ou títulos públicos.

Para ter mais tranquilidade no seu controle financeiro e na hora de declarar o Imposto de Renda, é essencial saber mais sobre o que é o Informe de Rendimentos, para que serve, onde é utilizado, quem fornece os seus dados e muito mais.

Ao longo deste artigo, reunimos as principais informações que você precisa conhecer para ficar por dentro de tudo sobre Informe de Rendimentos e os benefícios garantidos ao fazer o seu. Boa leitura!

O que é Informe de Rendimentos?

Como falamos anteriormente, o Informe de Rendimentos se refere ao documento que apresenta todos os ganhos de uma pessoa ao longo de um ano. Ou seja, ele normalmente mostra os recebimentos acumulados referentes ao ano anterior à sua data de preenchimento.

Esse documento deve conter todos os rendimentos tributáveis e os isentos de impostos, além dos registros de ganhos com investimentos em renda fixa e variável, para ser anexado à Declaração do Imposto de Renda.

Para que serve esse documento?

O Informe de Rendimentos para pessoa jurídica deve conter todos os valores declarados tanto pela empresa quanto pelos colaboradores, a fim de aumentar a segurança em termos fiscais e tributários.

Isso também vale para a pessoa física, que pode utilizar o informe como uma garantia de que a sua declaração será enviada com dados exatos, aumentando a confiança entre empregados e empregadores.

Esse documento também pode servir como uma comprovação de renda para ter aprovação em avaliações de crédito na solicitação de empréstimos, financiamentos, cartões, entre outros serviços de instituições financeiras.

Quais são os tipos de informe?

Não há tipos definidos por lei, o que determina a modalidade do Informe de Rendimentos é a fonte pagadora que terá a obrigação de apresentá-lo.

Normalmente os tipos mais comuns são os fornecidos por empresa empregadora para os colaboradores; instituições financeiras para correntistas e investidores; e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para quem recebe benefícios previdenciários.

Vale ressaltar que esse documento deve conter dados completos e exatos sobre a fonte pagadora; o beneficiário; os rendimentos tributáveis e as retenções de impostos.

Quando o Informe de Rendimentos deve ser enviado?

O prazo de envio do informe é antes do início do preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, que geralmente é no início do ano. É indicado separar tempo para organizar seus informes e preencher a declaração com mais tranquilidade.

Quais são os benefícios do informe?

Como falamos, esse documento serve para organizar os ganhos do ano anterior e declará-los à Receita Federal. Fazer isso gera alguns benefícios para pessoas físicas e jurídicas, entre eles:

  • a Receita proíbe a cobrança equivocada dos impostos devidos;
  • fortalecimento da qualidade das informações prestadas pelos contribuintes à Receita Federal;
  • comprovação de renda de uma pessoa;
  • aumento de credibilidade junto aos credores;
  • mais facilidade para ter crédito aprovado em diversas instituições.

Ao termos mais conhecimento sobre os procedimentos e as burocracias que envolvem nossas finanças, é possível ter mais praticidade para cumprir nossas obrigações.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender que o Informe de Rendimentos é um documento que serve para comprovar renda junto à Receita Federal e credores.

Acompanhe mais conteúdos sobre finanças, gestão e empreendedorismo em nossas redes sociais: estamos no Instagram e no Facebook.