Você conhece todas as vantagens de abrir uma conta digital MEI?

  • novembro 24, 2021

Abrir uma conta digital MEI é extremamente útil para você que deseja otimizar o seu tempo e ter mais praticidade com os processos bancários do seu negócio. Saiba mais!

Já parou para pensar em como ter uma boa gestão financeira é um ótimo passo para conquistar mais sucesso? A conta digital MEI foi criada para as empresas que apresentam limite de faturamento de até R$81 mil, de forma digital e gratuita, com o objetivo de facilitar a rotina e as movimentações financeiras dos empreendedores.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, mais da metade de quem é MEI deseja aprender mais sobre o que é controle financeiro, como aplicá-lo com mais eficácia em sua rotina e, assim, obter melhores resultados com a sua empresa.

Normalmente quem trabalha como MEI precisa se dedicar a diversas áreas de um negócio, como atendimento ao cliente, produção de produtos e serviços, e gestão de finanças, então quanto mais você puder otimizar o seu dia a dia, mais fácil será alcançar seus objetivos, e ter uma conta digital MEI pode ajudar. Confira!

O que é uma conta digital MEI?

Quem é microempreendedor digital precisa encontrar opções mais vantajosas tanto no sentido de tempo quanto do financeiro, e abrir uma conta digital MEI é uma ótima escolha para agilizar os processos, entregar serviços ou produtos de qualidade aos clientes e, principalmente, evitar as temidas taxas abusivas dos bancos tradicionais.

Como os bancos digitais normalmente não possuem uma agência física, funcionando apenas no meio online, isso reduz bastante os custos para funcionamento e, com isso, os serviços oferecidos são mais acessíveis. 

A maioria das contas digitais são desenvolvidas por Fintechs, empreendimentos que visam otimizar o sistema financeiro, facilitando as movimentações, reduzindo a burocracia e oferecendo mais possibilidades para o seu público.

Muitas contas digitais, inclusive, oferecem uma integração entre o software de gestão que você já utiliza para controlar as finanças e organizar as atividades da sua empresa com a conta digital MEI.

Por que vale a pena abrir uma conta digital MEI?

Tudo bem, uma conta digital MEI é basicamente uma conta oferecida por bancos digitais para facilitar o cotidiano de quem é microempreendedor individual, mas será que vale mesmo a pena criar mais uma conta bancária para cuidar das suas finanças? Confira, a seguir, as principais vantagens de fazer isso. 

Otimização de tempo e dinheiro

Como falamos há pouco, um dos principais benefícios de ter uma conta digital MEI é contar com a facilidade de tirar dúvidas, solicitar mudanças, verificar o extrato, fazer movimentações financeiras e fazer cobranças, entre outros, tudo de forma 100% online e, muitas vezes, 100% gratuita ou com uma redução significativa de custo.

Diminuição de processos burocráticos

Quem nunca se estressou ou perdeu algum outro compromisso por ter a necessidade de enfrentar uma fila de banco, que atire a primeira pedra. Caso não tenha passado por isso, provavelmente se irritou com uma ligação demorada para resolver algo considerado simples em sua conta, não é mesmo? 

Os bancos digitais, por oferecerem todo o seu atendimento e suporte online, já cooperam para que isso não aconteça, reduzindo o tempo gasto com burocracias na sua rotina, gerando mais praticidade e ajudando você a lidar com crises de forma mais eficiente e focar em tarefas mais importantes para desenvolver a sua empresa.

Mais organização e controle 

Muitas vezes quem é MEI trabalha de forma individual ou conta com uma equipe pequena, tendo que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, então abrir uma conta digital MEI também pode ser algo extremamente benéfico para organizar mais a gestão financeira da sua empresa.

Como você já deve saber, não é recomendável misturar a conta pessoal (Pessoa Física) com a conta do seu negócio (Pessoa Jurídica), a fim de evitar gastos inesperados e possíveis dores de cabeça a longo prazo. 

Dessa forma, uma conta digital MEI pode ajudar você a separar suas contas com mais praticidade, eficácia e segurança para manter a saúde financeira em dia e diminuir o risco de prejuízos ou multas.

O que deve ser analisado antes de escolher a sua conta digital MEI?

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens de abrir uma conta digital MEI, é preciso entender quais pontos devem ser observados antes de escolher a sua. Confira, a seguir, os principais fatores que podem afetar o seu empreendimento, o desempenho financeiro e a sua rotina:

  • facilidade de acesso ao crédito para pequenos negócios;
  • ferramentas gratuitas para melhorar a gestão MEI;
  • organização de entradas e saídas financeiras;
  • descontos e ofertas especiais para clientes;
  • variedade de métodos de pagamentos e cobranças;
  • ferramentas de análise de resultados;
  • pagamento de impostos e contas de forma prática.

Trabalhar como microempreendedor individual é se permitir conhecer novas opções para facilitar mais a sua rotina e, especialmente, melhorar o desenvolvimento da sua empresa com soluções práticas, eficazes e seguras. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender a importância de abrir uma conta digital MEI para obter mais vantagens tanto para a sua vida profissional quanto pessoal.

Quer saber mais sobre como melhorar os seus resultados? Descubra como fazer uma boa análise da gestão financeira da sua empresa.